POLÍCIA RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS E OAB PUBLICA NOTA DE SOLIDARIEDADE A ADVOGADO MIRIENSE

CAMINHAO E CATERPILAR APREENDIDOS MIRI 02

Ontem a Polícia Civil fez a apreensão de um caminhão, um reboque e uma pá carregadeira modelo caterpillar em Igarapé-Miri. Esses veículos eram fruto de roubo ocorrido no Município de Bom Jesus do Tocantins no dia 30 de Maio.

A PRISÃO E APREENSÃO DOS VEÍCULOS

Segundo consta em Inquérito instaurado pelo Delegado Clós de Igarapé-Miri e Washington Santos Oliveira de Tucuruí, os assaltantes renderam o motorista que conduzia tais veículos na estrada que liga Marabá a Bom Jesus do Tocantis. E fugiram rumo a Tailândia e de lá chegaram até Igarapé-Miri, mas precisamente na Vila do Icatu, onde funcionaria uma extração clandestina de seixo que pertenceria a Ricardo Ribeiro.

A máquina quando passou a ser utilizada acionou um sensor que foi essencial para sua localização via satélite, possibilitando que a empresa TRANSLOC (proprietária dos bens) avisasse a polícia.

A diligência foi feita até o local e RICARDO logo explicou que havia alugado a máquina por 15 mil reais de JOSÉ CARLOS PEREIRA GOMES, que por sua vez estava ao lado e alegou ter adquirido o bem de um terceiro e que este teria arrematado a pá carregadeira em um leilão de uma prefeitura de Alagoas.

Todos foram conduzidos para a delegacia, sendo que no caminho encontraram RODRIGO LIMA que seria cunhado de RICARDO e teria guardado o Caminhão que também era objeto do mesmo roubo, a pedido de José Carlos. E polícia descobriu que no local funcionava uma desmanche de veículos sem autorização, mas havia também diversos documentos dos veículos.

A polícia apreendeu além dos veículos roubados outros bens e valores encontrados com José Carlos:

apreensao de bens

A polícia enquadrou todos os envolvidos pela receptação dos bens e outros delitos, sendo que hoje a Justiça homologou o procedimento policial, mas concedeu a liberdade a RICARDO E RODRIGO mediante o pagamento de fiança de 25 salários mínimos para o primeiro e 15 para o segundo. Não se sabe sobre a situação de José Carlos. Mas esse processo e as investigações ainda devem continuar, pois a Polícia quer descobrir os autores do roubo e das falsificações que fizeram esses veículos chegarem até nossa cidade.

A polícia também investiga se Igarapé-Miri está na rota da receptação de veículos roubados ou se este foi um caso isolado. O custo desses bens pode alcançar mais de 500 mil reais e a adulteração e falsificação dos documentos dos veículos foi feita por profissionais.

A ACUSAÇÃO DE VIOLAÇÃO DAS PRERROGATIVAS DO DR. MAX  PINHEIRO E A VERSÃO DO DELEGADO ALEXANDRE CLÓS.

O que mais ganhou destaque neste caso foi o que ocorreu após a detenção dos acusados e remoção dos bens para a delegacia. Mesmo que a polícia esteja de parabéns pela atuação.

Ricardo e Rodrigo são pessoas distintas e bem conhecidas na cidade e sem passagens policiais. O caso assustou parentes e amigos, que correram para Delegacia de Polícia da Terra do Açaí.

Segundo o Delegado Alexandre Clós informou ao GM houve até briga durante essa aglomeração e a unidade policial não suportaria todos no mesmo ambiente. E ele teria fechado a porta para reunir sua equipe para adoção dos procedimentos do flagrante. E quando começou a reunir com os policias que também eram de Tucuruí teria chegado ao local o Dr. Max e que pela recusa de aguardar foi conduzido sua saída até o início dos termos de oitivas dos acusados, com o repúdio dos que estavam no local.

Essa saída foi filmada por muitos que se aglomeravam na porta da delegacia e vários vídeos viralizaram na internet, e com notas de que o advogado foi impedido de entrar na delegacia e se comunicar com seus clientes.

E o fato foi comunicado para a OAB/PA que hoje publicou NOTA DE SOLIDARIEDADE ao Dr. Max Pinheiro:

NOTA SOLIDARIEDADE OAB MAX

CAMINHAO E CATERPILAR APREENDIDOS MIRI

O caso é lamentável. Primeiro pelo roubo ocorrido. Segundo por terem vindo parar nestas terras. Terceiro por pessoas terem alugado ou guardado, mesmo por engano, esses veículos roubados, tendo agora que enfrentar procedimento judicial e certamente que grandes constrangimentos e prejuízos.

Tomara que Igarapé-Miri não seja de fato rota de vendas ou desmanches de veículos objeto de furto ou roubo. E que esse fato possa pelo menos servir de alerta para aqueles que compram ou alugam veículos redobrarem cuidados.

E o caso entre o Dr. Max e o Delegado Alexandre Clós deverá ser avaliado pela OAB e pela Corregedoria de Polícia.

O advogado tem direito de exercer sua profissão com plena liberdade e respeitadas suas prerrogativas. Apesar das versões divergentes, é certo que nem delegado, juiz ou promotor tem hierarquia superior e todos devem se tratar com respeito e urbanidade.

E tomara que esse fato faça a Polícia Civil adotar providências para construir ou separar em TODAS as delegacias do Estado do Pará um local para que o advogado possa manter contato com seus clientes de forma digna, como manda a lei.

Em Igarapé-Miri, como em quase todas as delegacias o advogado não atende seus clientes de forma reservada, muitas vezes em pé e nos corredores. Não se tem como manter sigilo ou garantias dos presos ou prerrogativas dos defensores nessas condições. Muitas vezes nem mesmo os presos são liberados da carceragem para o atendimento jurídico, seja por falta de policias ou agentes penitenciários ou qualquer outra desculpa ou falha do sistema.

A OAB/PA vem cobrando providências dos órgãos do Estado por melhorias nas Delegacias e Fóruns, mas nem sempre as respostas tem rapidez e o custo é pago pelos cidadãos de um jeito ou de outro.

veiculo recuperado

Os veículos recuperados já foram entregues aos proprietários e os outros que foram apreendidos estão à disposição da Justiça.

Anúncios

Um comentário sobre “POLÍCIA RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS E OAB PUBLICA NOTA DE SOLIDARIEDADE A ADVOGADO MIRIENSE

  1. bagulheiro tem que ir em cana e a OAB não pode dar piti só porque um de seus ficou minutos sem ver os seus cliêntes bagulheiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Support

WordPress.com Support

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

%d blogueiros gostam disto: