MINISTÉRIO DA SAÚDE AUTORIZA USO DE EQUIPAMENTOS DA UPA EM IGARAPÉ-MIRI

imagem-de-upa

(FOTO ILUSTRATIVA)

O Ministério da Saúde, depois de diversas visitas e questionamentos em Brasília, enviou resposta para tentar amenizar os prejuízos com a compra de equipamentos que seriam destinados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Igarapé-Miri.

resposta-ms-para-uso-equip-upa

resposta-ms-para-uso-equip-upa-02

A UPA foi pactuada na gestão anterior de Roberto Pina, mas não foi concluída. Os recursos que ficaram em caixa foram gastos nas gestões posteriores e o Ministério da Saúde liberou dinheiro para a compra de equipamentos.

E com muita agilidade esses recursos foram gastos, mas alguns equipamentos sequer foram entregues, outros não servirão para a UPA e prestação de contas também ninguém sabe e ninguém viu.

O caso já virou ação judicial, conforme foi destaque no GM: https://gazetamiriense.wordpress.com/2016/07/08/equipamentos-da-upa-justica-nega-bloqueio-de-bens-de-jeferson-macola-e-pe-de-boto/

Hoje diversos equipamentos estão estocados e não poderiam ser usados para outras finalidades. Mas agora será possível utilizar antes que estraguem ou que sejam extraviados, como é o caso do material para odontologia.

Seria bom o Conselho de Saúde, a Câmara Municipal e a Justiça também serem acionadas sobre essa situação, pois já existe apuração no Ministério Público Federal. E assim ser possível alocar da melhor forma os equipamentos em postos de saúde ou UBS.

Ainda existe saldo em caixa de aproximadamente 150 mil reais, que poderá ser usando para comprar equipamentos quando a UPA for inaugurada….assim se espera, pois o drama da saúde pública parece não ter fim…

Anúncios