A Terra do Açaí e 80% dos municípios brasileiros estão “quebrados”

Passado o segundo turno das eleições, a situação financeira das prefeituras virá à tona.De 3.155 municípios que informaram o quadro de suas finanças ao Tesouro Nacional, 2.442, ou 77,4%, já estão com as contas no vermelho, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). E a situação vai piorar até o fim do ano, com…

via 80% dos municípios brasileiros estão ‘quebrados: — Hiroshi Bogéa On line

A notícia não é nada boa para os gestores que deixam os cargos e para os que vão assumir em janeiro.

Os prefeitos reeleitos e os que vão tomar posse fazem fila nestas semanas a Brasília para ver o que podem conseguir para 2017.

Na Terra do Açaí tem emendas parlamentares federais de 2015 e 2016 que não foram repassadas. Entre elas mais de 2 milhões para a saúde em compra de equipamentos. Mas o dinheiro virá quando ?

Até licitação foi feita esperando renovar os postos de saúde.

Mas que venha, seja este ano ou em 2017.

E que venham também as ambulâncias e uma ambulancha frutos de emendas de deputados estaduais. Apenas uma chegou em Igarapé-Miri, mereceu até desfile nas ruas. Mas em pouco tempo, se não for bem cuidada, estará sucateada.

A diminuição de repasses do governo federal via FPM e os débitos crônicos das péssimas gestões na Terra do Açaí são nossos maiores entraves.

Gerir contas públicas com tantas dívidas, tantos problemas administrativos e judiciais é complicado.

Mas o povo quer soluções e quer que os gestores cumpram as promessas feitas em palanque ou nas ruas.

Resta esperar e rezar por dias melhores…

Anúncios