AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO GOVERNO DIA 17 NA CÂMARA MUNICIPAL

audiencia publica de prestacao de contas

Neste dia 17 de junho o Prefeito Roberto Pina e Secretários Municipais vão prestar contas do governo nesta gestão de pouco mais de um ano.

Pina foi eleito prefeito em maio de 2015, mas só tomou posse no dia 10 de junho do ano passado.

Desde 2013 já passaram 6 prefeitos no comando do Executivo (Pé de Boto, Edir, Nenca, Rufino, Toninho Pesado). A audiência pública de amanhã deveria ser de todo esse período de mandato.

No entanto, somente Roberto Pina e seus Secretários é que vão prestar contas, certamente que apontando que o TCM não tem qualquer documento relativo a 2014 e que os anos de 2013 e parte de 2015 (janeiro a 09 de junho) ainda estão em análise.

A prestação de contas na Comissão de Orçamento da Câmara e para a população é importante e deve ser motivada.

Problemas do Município de Igarapé-Miri são muitos e graves. Não existe mágica para a solução e somente a clareza sobre os problemas e o debate sobre soluções pode apontar o rumo certo para melhorar a Terra do Açaí.

A transparência das contas públicas ainda é outro problema grave.

O portal da transparência da Prefeitura Miriense tem melhorado, mas ainda está longe de alcançar a meta estabelecida pela legislação e pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

A prefeito Roberto Pina assinou um Termo de Ajustamento de Gestão com o TCM para adequar o Portal da Transparência. A primeira parte da meta deve ser concluída até 31 de julho.

A Câmara Municipal até hoje não tem portal da transparência, apesar de também ter sido cobrada pelo TCM.

O tema transparência das contas públicas deve ser debatido entre os candidatos a prefeito e fazer parte dos programas de campanha.

A prática é que é difícil. Até hoje a prefeitura não tem internet banda larga, dependendo do Navega Pará. Muito menos telefones fixos, pois ficaram débitos de gestões anteriores que impedem novas contratações.

Em rede social a Assessoria de Comunicação da Prefeitura convidou a população para a Audiência Pública de Prestação de Contas. Então é bom que se aproveite esse momento.

 

 

 

Anúncios