DIA 24 O COMPLEXO DE FEIRAS E MERCADOS VAI SER INAUGURADO NA TERRA DO AÇAÍ

20160310_093704

Uma ótima notícia para os Mirienses num ano tão difícil: o complexo de feiras e mercados vai ser inaugurado no dia 24 de junho, dia de São João (sexta-feira).

Está sendo programada uma festa para todo esse dia, com ampla divulgação nas ruas e feiras. Comidas típicas, músicas e danças vão animar o Complexo de Feiras e Mercados. A mudança dos feirantes ocorrerá durante o fim de semana.

O local vem sendo preparado por mais de 10 anos. O novo mercado teve a construção iniciada no governo da Ana Júlia. Passou por reformas e adequações até ser finalmente marcada a sua inauguração.

O novo local dever reunir os mercados de peixe e carne, hoje dispersos e sem boas condições de estrutura e higiene, são antigos e sem reformas por algum tempo.

Deve retirar da rua os diversos feirantes de verduras, legumes, roupas, farinha, frango e tantos outros.

O local é amplo e nesta última gestão Pina foram construídos 23 boxes para abrigar do lado de fora do Mercado outros feirantes que integram o que hoje se chama de “shopping”. Um local invadido por feirantes e que impede a construção de uma praça na frente da cidade.

20160310_093647

Foi construída também uma ponte em frente ao novo Mercado, que irá proporcionar mais conforto e tranquilidade aos que desembarcam açaí para o consumo da cidade.

Dois grandes banheiros poderão servir a população, bem equipados e limpos, que se espera que assim sejam conservados por muito tempo. Uma grande caixa d’água vai garantir o abastecimento dos feirantes para que a limpeza diária seja feita sem atropelos.

O Ministério Público recomentou à Prefeitura desde 2015 que medidas fossem adotadas para resolver essa situação, entendendo ser inadmissível que feirantes ocupem as ruas da cidade, impedindo o tráfego, como hoje acontece, principalmente na Coronel Vitório e na Rui Barbosa.

O Demutran deverá fazer um trabalho de reorganização das vias de acesso, justamente para evitar que outros feirantes queiram ocupar as ruas ou locais próximos ao Novo Complexo sem autorização do Poder Público.

Vamos esperar que seja uma festa bonita e que o Novo Complexo possibilite a reforma do atual Mercado de Peixe para que seja instalado no local o Shopping Popular, liberando a área da frente da cidade para a construção de uma Praça com quiosques, palco e parque para as crianças.

Um convênio foi firmado em 2012 com a Caixa Econômica para a Construção da Praça, no valor de 1,4 milhão de reais, mas não se sabe se esses recursos ainda poderão ser liberados por diversos problemas ocorridos durante a gestão Pé de Boto.

Já o Mercado de Carne poderá servir para abrigar prédios da administração pública, que hoje tem que alugar casas ou prédios para utilização da secretaria de saúde, educação e administração. Com uma pequena reforma o município poderá economizar muito dinheiro de aluguel e abrigar com mais espaço e dignidade os servidores públicos, atendendo com mais conforto também os cidadãos Mirenses.

Vamos torcer para que os feirantes se mobilizem para o sucesso da Nova Feira, onde poderão ganhar seu sustento com melhor organização. E que a população colabore com o bom uso do local.

Parabéns para a Terra do Açaí !

20160215_191947

amo igarape miri

Anúncios

Um comentário sobre “DIA 24 O COMPLEXO DE FEIRAS E MERCADOS VAI SER INAUGURADO NA TERRA DO AÇAÍ

Os comentários estão desativados.