IGARAPÉ-MIRI: 120 ANOS DO MUNICÍPIO NO DIA 23 DE MAIO

IGARAPÉ-MIRI

Na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, a Terra do Açaí alcança 120 anos de Município.

miri antiga

A Lei Estadual 438 de 23/05/1896 é que criou oficialmente nosso Município, depois de uma longa história que remonta a Dom João V no ano de 1710.

Depois de 1896 ocorreram idas e vindas de fusão e anexação com Moju e Abaetetuba, por força de disputas políticas e demais confusões regionais.

Mas é certo que a Terra do Açaí chegará na próxima segunda a 120 anos como um dos mais importantes Municípios do Estado do Pará, com mais de 60 mil habitantes e num ponto estratégico do Baixo-Tocantins.

Vale comemorar ?

Claro que sim. Quem é Miriense ama sua terra. Não tolera que lhe falem mal, apesar de termos tolerado que ficasse tão mal cuidada por tantos anos.

Perdemos muito da importância política que se tinha em anos anteriores. Não temos mais representantes na ALEPA ou no Congresso Nacional.

Mas a economia se desenvolveu bastante, tendo o AÇAÍ como o carro-chefe e poderá apontar melhores dias para nossa município.

Um povo humilde, mas com muitos talentos na área da cultura e do comércio. Uma hospitalidade que marca nossa gente.

De grandes festas e muitas crenças e lendas, a Terra do Açaí tem muito a dizer e a comemorar. Temos lugares bonitos e comidas típicas, muito água, terras produtivas e a beleza da Amazônia. Certamente que são bençãos divinas para nosso povo.

g_por-do-sol-igarape-miri

Todos precisamos ter forças para lutar por dias melhores, nos motivar a cada dia para que façamos desta Terra o melhor lugar do mundo para se viver e criar nossos filhos.

Esse desafio deve ser renovado a cada dia, com ações concretas pela melhoria da cidadania. Cada um pode fazer um pouco mais para termos locais mais limpos, mais bem cuidados e pessoas mais educadas.

Ser cidadão exige deveres e responsabilidades. São as pessoas que fazem o Município crescer.

Até agora não viu nenhuma programação oficial para a próxima segunda, mas alguns artistas já conclamam nas redes sociais que é necessário marcar os 120 anos com manifestações culturais.

Vamos esperar e divulgar o que vai acontecer.

ig miri ponte

 

Anúncios