PM REPRIME ATO POR SEGURANÇA E NOVOS PROTESTOS DEVEM OCORRER NESTA SEMANA

destaque-366147-moto

Durante o final de semana um grupo de cidadãos Mirienses, não suportando a caótica situação de violência vivida no município, convocou pelas redes sociais (whatsapp e Facebook) manifestação para pedir segurança ao Governo do Estado.

O ato foi previamente organizado para as 6h desta segunda-feira tendo como local a PA-151 – Ponte da Maromba e visava principalmente cobrar o ACORDO feito na Secretaria de Segurança Pública em novembro de 2015.

manfestacao

O prefeito Roberto Pina, o vereador Rufino Leão e o ex-Diretor de Cultura Elton Sarakura também estavam presentes. Comerciantes ajudaram com suprimentos, como água e alimentos para os manifestantes.

Ocorre que ao chegarem no local já havia uma guarnição da ROTAM aguardando os manifestantes. Ao se aproximarem do local prefixado os policiais militares imediatamente partiram para violência, agredindo algumas pessoas e em seguida dando voz de prisão ao vereador Rufino e ao ex-diretor Elton Sarakura.

Em seguida foram levados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais, mas por falta de energia sequer foi registrado boletim de ocorrência durante a manhã. A tarde o delegado ouviu os relatos de Rufino e Elton que denunciaram a agressão. De outro lado a PM fez a acusação de desacato da autoridade policial.

Ao que parece o ato que visava pedir segurança às autoridades públicas se transformou em palco de mais violência ocasionada por aqueles que deveriam manter a ordem e prevenir a integridade pública da população – a Policia Militar.

Interessante que a Secretaria de Segurança Pública afirma não ter contingente para manter uma guarnição da ROTAM no município, entretanto, para reprimir cidadãos de bem rapidamente foi enviada uma tropa para impedir a manifestação contra o Governo do Estado.

Os finais de semana em Igarapé-Miri e na região do Baixo-Tocantins são sangrentos e não se vê reforço policial na cidade. ISTO DEMONSTRA QUE A POLITICA PÚBLICA DE SEGURANÇA PÚBLICA JÁ ESTÁ SENDO UTILIZADA EM PROL DE CAMPANHAS POLITICAS E NÃO EM FAVOR DA SOCIEDADE.

A detenção do vereador Rufino Leão (que já foi liberado) surtiu efeito entre os demais vereadores que tomaram as dores do colega parlamentar e ao que parece irão integrar a luta por mais segurança no município.

O vereador produziu um áudio que foi postando no whatsapp, explicando o ocorrido e convocando a população em geral para se fazer presente as 16h na Barraca de Santana para uma reunião com as autoridades públicas municipal. Mas parece que o ato está sendo realizado na Câmara Municipal.

foto manifestacao

O caso também ganhou destaque no Diário do Pará ontem e hoje:

Moradores farão manifestação contra violência

Moradores do município de Igarapé-Miri, no nordeste paraense, farão uma manifestação na manhã de segunda-feira (25), contra a violência no município. 

De acordo com moradores, a população irá fechar a estrada da Marombinha, por volta das 6h30 de amanhã. Dois grupos estão sendo formados para participarem do ato. 

Os moradores detalham que irão enviar documentos ao Governo do Estado, quanto para a Prefeitura do Município, pedindo ações de segurança e que ambos possam cumprir sua parte. 

Caso não sejam tomadas providências, os moradores prometem fazer novas manifestações.

(DOL)

Vereador e secretário são detidos em protesto

Na manhã desta segunda-feira (25), moradores se reuniram em frente à prefeitura moradores do município de Igarapé-Miri, nordeste paraense, em protesto contra os grandes índices de violência no município.

Antes dessa manifestação, eles tentaram interditar a “estrada da Marombinha”. No entanto, teriam sido impedidos de fazer o ato por policiais da Rotam que chegaram até o municípío.

Após a manifestação em frente à prefeitura, o próprio prefeito, Roberto Pina (PT) decidiu fazer parte do protesto e seguiu em caminhada com a população até a ponte da Marombinha.

Ao chegarem até o local, a Polícia Militar e a Rotam teriam reagido e houve confusão. O vereador Rufino Leão e o atual secretário de cultura Elton Serrão teriam sido detidos.

Pela tarde, por volta de 16h, deve ocorrer uma nova reunião para discutir as próximas ações dos manifestantes.

(DOL)

Anúncios