GOVERNADOR, LIBERE AS AMBULÂNCIAS POR FAVOR !

O Município de Igarapé-Miri foi tragicamente sucateado durante a gestão Pé de Boto, que se elegeu como o apoio do governador Simão Jatene.

Após ser cassado pela Justiça, os gestores que se seguiram encontraram uma terra arrasada. Nenhuma das ambulâncias deixadas na gestão Pina foram encontradas em funcionamento. Uma delas até hoje está em uma oficina em Barcarena e é alvo ação judicial até hoje sem decisão na Comarca de Igarapé-Miri (caso foi destaque no GM em 25/08/13: AMBULÂNCIA DO SAMU FOI ABANDONADA EM OFICINA DE BARCARENA DESDE 2013).

Restou apelar aos parlamentares, aos deputados estaduais, para que fizessem emendas no orçamento do Estado para que a Terra do Açaí fosse contemplada com ambulâncias em 2016. Essas emendas geram obrigação do Estado fazer a compra e entrega, não é favor !

Pelo menos 3 deputados aceitaram o apelo e fizeram emendas para conseguir ambulâncias: JUNIOR HAGE, IRAN LIMA E SOLDADO TÉRCIO.

No entanto até hoje nada, mas vemos noticiários de entrega de ambulâncias para várias outras localidades que tem muito menos pessoas e também a municípios que tem melhores condições financeiras. Sinal que foram licitadas e compradas com dinheiro público e de emendas parlamentares.

É o caso da Vila do Arapary (pertence a Barcarena, um dos municípios mais ricos do estado) que recebeu uma ambulância por conta de emenda da deputada Ana Cunha e deve atender pouco mais de 300 famílias.

Não se sabe que critérios estão sendo usados para a entrega desses bens, mas não se pode admitir que um Município com mais de 60 mil habitantes e que foi saqueado nos últimos anos, com a ajuda eleitoral do governo do estado, não mereça pelo menos uma ambulância.

boto e jatene

Alô Governador ! Alô Secretário de Saúde ! Alô deputados estaduais !

Vejam o que está acontecendo. As emendas parlamentares foram feitas, as ambulâncias compradas, entregas estão ocorrendo a outros municípios. Será que ficaremos no fim da fila ou de mãos abanando ? Será que alguns deputados não serão atendidos por serem de oposição ? Ou será pelo fato do Prefeito não ser do seu partido ?

Ajudem pelo menos aliviar o sofrimento do povo Miriense que hoje não tem sequer veículos apropriados para encaminhar doentes para a capital do estado.

Vejam as matérias da Agência Pará sobre a entrega de ambulâncias em fevereiro e abril deste ano:

ambulancias para 12 muncipios do para

Da Redação –Agência Pará de Notícias – Atualizado em 24/02/2016 15:52:00

Com o intuito de fortalecer a saúde dos municípios paraenses, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) entregou nesta quarta-feira (24) seis ambulâncias por conta de emendas parlamentares de deputados estaduais paraenses. Os veículos darão suporte básico aos municípios de Ipixuna do Pará, Cachoeira do Piriá, São João da Ponta, Garrafão do Norte, Curuçá e Vigia de Nazaré.

Estiveram presentes na entrega a titular da Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Públicas (Seips), Izabela Jatene; a secretária adjunta de Saúde Pública, Heloisa Guimarães; os prefeitos dos municípios beneficiados e os deputados estaduais Renato Ogawa, Ozório Juvenil, Junior Ferrari e Thiago Araújo, autores das emendas parlamentares. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Despachos.

A prefeita de Curuçá, Nadege Ferreira, que na mesa das autoridades representava todos os prefeitos presentes na cerimônia, disse que esse momento era muito esperado pelos municípios. “Só quem precisa sabe da importância dessas ambulâncias. Só quem está no dia a dia, quando a gente passa na estrada e vê uma ambulância parada com paciente dentro, imagina o sofrimento daquela pessoa e a importância dessa ambulância. Apesar das dificuldades que nosso país enfrenta, de momentos difíceis, tenho certeza que nenhum prefeito e deputado deixou de lutar pelo nosso município nem vai deixar”, disse.

Para Izabela Jatene, o momento é fundamental para reforçar a integração e o bom progresso social. “A saúde é um dos indicadores do índice de progresso social. Trouxemos três municípios prioritários para receber as ambulâncias, Cachoeira do Piriá, Ipixuna do Pará e Garrafão do Norte. É a demonstração de que quando a gente começa a trabalhar integrado, o resultado começa a vir localizado onde a gente precisa cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E hoje, para mim, é um grande exemplo dessa possibilidade de trabalhar integrado, concretizada para os municípios”.

Heloisa Guimarães disse que a entrega das ambulâncias atende a uma necessidade verificada nos municípios. “O transporte na área de saúde deve ser adequado, com conforto, segurança e na hora certa. Então é muito importante que os gestores e a comunidade, de uma forma geral, possam usufruir dos equipamentos e cuidar deles, fazendo com que a ‘hora-ouro’, como a gente chama para o primeiro atendimento, seja cada vez mais presente na vida de cada um”, afirmou a secretária adjunta de Saúde.

O deputado Ozório Juvenil (PMDB), autor da Emenda Parlamentar nº 117, ressaltou que esse exemplo deve ser seguido por todos. “Elevar a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Só unidos conseguimos resolver muitos problemas dos nossos municípios, do nosso Estado e também do nosso país”. Autor da Emenda Parlamentar nº 83, o deputado Junior Ferrari agradeceu pelo convite para entrega das ambulâncias. “O governo do Estado tem trabalhado com muita ética, com muito respeito, com muita responsabilidade”, frisou.

O deputado Thiago Araújo, autor das Emendas 84 e 87, ressaltou o avanço das políticas públicas voltadas para a saúde nesses municípios. “A entrega dessas ambulâncias é uma pequena demonstração do nosso papel para a mudança no desenvolvimento desses municípios”. O deputado Renato Ogawa, autor das Emendas 109 e 107, também reforçou a importância da gestão nos municípios. “Sabemos da dificuldade que todo o país passa, e por isso essas ambulâncias são especiais para cada prefeito que aqui representa o seu município”.

Da Redação – Agência Pará de Notícias – Atualizado em 07/04/2016 20:56:00

O Governo do Pará entregou nesta quinta-feira (7), no Palácio do Governo, para representantes de doze municípios, ambulâncias que vão reforçar o atendimento de saúde no interior. A entrega teve a presença do chefe da Casa Civil, José Megale, e de oito parlamentares da Assembleia Legislativa. Em 2015 foram entregues equipamentos que somam um total de R$ 3 milhões oriundos de emendas parlamentares. Nessa etapa o valor chega a R$ 1,326 milhão. Também foram entregues duas ambulanchas para os municípios de Oriximiná e Bagre. 

“Hoje foi um sonho realizado de muito tempo. Hoje estamos aqui para receber uma nova ambulância, sendo aberta pela primeira vez, que vai atender não só a nossa comunidade como as comunidades ao redor da nossa e mais as da beira da estrada”, disse Dilson Castro Viana, 57 anos, morador da comunidade do Arapari, no município de Barcarena. Ao todo serão 316 famílias beneficiadas na comunidade do Arapari e mais oito comunidades no entorno.

Para José Megale, isso é fruto de um trabalho em conjunto entre Executivo e Legislativo. “Poucos Estados no Brasil vivem a harmonia e a relação transparente que vivemos. Daí a determinação do governo em buscar as alternativas possíveis para fazer cumprir e honrar com as emendas parlamentares”, disse, reforçando que a relação da Assembleia com o Governo é republicana. “É por isso que aqui estão diversos partidos, inclusive partidos da base de oposição ao Governo”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda, esse momento tem muito simbolismo e é muito significativo da ação parlamentar. “Esse é o momento de confraternização, de festa, de coroamento da ação dos deputados, mas há também um duro trajeto para chegar até aqui. É muito importante para nós essa parceria com o governo, para que tenhamos a capacidade de viver em harmonia com o Executivo, votando projetos e leis”.

A adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Heloísa Guimarães, reafirmou a alegria de estar em um momento da entrega da ambulância. “É um ato de muita felicidade. É o momento em que finalizamos uma das tarefas da Secretaria de Saúde, que é tentar atenuar a dor do paciente e a responsabilidade da transferência, com o bom cumprimento da saúde e do gestor. Nesse momento a gente fica muito feliz de poder colaborar com isso”.

Representando os municípios atendidos, o prefeito do Moju, Deodoro Pantoja, explicou que é sempre bom receber esses benefícios. “Agradeço aos deputados que têm se sensibilizado com a questão da saúde, que é muito séria no país, no Estado e nos municípios. Se cada um fizer a sua parte, tudo tende a melhorar nos municípios. Fico feliz de estar aqui recebendo não a primeira, mas a terceira ambulância vinda de emenda parlamentar”.

A prefeita de Ulianópolis, Neusa de Jesus Pinheiro, disse que receber a ambulância é uma honra. “É imensa a satisfação de receber uma ambulância para o município. Um transporte de qualidade para um município que já tem dificuldade de acesso, pela distância, é qualidade de vida também, não só para a população como também para a própria equipe de saúde que trabalha no município”.

O prefeito de Ourém, Valdomiro Fernandes Coelho Junior, agradeceu a todos que trabalharam para a chegada desse momento. “Nosso município é a 180 km da capital, mas é um município que necessita de muita ajuda. Só temos a agradecer aos deputados e ao Governo do Estado”.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega os deputados Ana Cunha (PSDB), Júnior Hage (PDT), Milton Campos (PSDB), Osório Juvenil (PMDB), Thiago Araújo (PPS), Renato Ogawa (PR), Jaques Neves (PSC) e Júnior Ferrari (PSD), autores das emendas parlamentares.

Anúncios