TJ NOMEIA 34 JUÍZES, MAS FALTA MUITO PARA MELHORAR O JUDICIÁRIO.

justiça e povo

Hoje o TJ do Pará fará a nomeação de 34 novos juízes, dos 94 aprovados no último concurso. Os demais ainda poderão ser nomeados até 2019, pois o prazo de validade do certame é de 2 anos, prorrogáveis por mais 2 e foi homologado em 2015.

Pode até parecer um número razoável, mas ainda é pouco para suprir tantas necessidades da população paraense. A maioria das comarcas ainda se encontra desprovida de bom atendimento por parte do Judiciário, especialmente as mais distantes da capital.

A região do Marajó, do Tocantins e da região Oeste tem sofrido com a ausência do Poder Judiciário e do Ministério Público.

A ausência da Justiça como PODER influencia muito no aumento da violência, pois a impunidade estimula delitos.

A nomeação desses 34 não significa posse imediata, que deve ocorrer a partir de julho, depois de curso de formação. Essa nova “tropa” pode ser muito útil, pois além de serem mais jovens, poderão atuar com maior disponibilidade em locais onde juízes só chegam 1 vez por semana ou quando muito no famoso TQQ (terça, quarta e quinta).

O Ministério Público também sente a falta de material humano. Muitos promotores se desdobram também em atender 2 ou mais comarcas, mas a tarefa se torna quase impossível também pelas dificuldades nos deslocamentos, como é o caso do Marajó, onde a via aérea é cara e perigosa.

Mas que venha esse nova safra de magistrados, dos quais a sociedade espera muito, em especial os mais pobres e desassistidos.

Vejam a matéria do TJ e os nomes do que serão nomeados hoje:

Trinta e quatro juízes substitutos tomarão posse, nesta segunda-feira, 29, às 17h, em cerimônia presidida pelo desembargador Constantino Augusto Guerreiro, a ser realizada no plenário do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na avenida Almirante Barroso. O rito da cerimônia é conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Constantino Guerreiro.

O resultado do concurso público para preenchimento de vagas de juiz substituto do Judiciário paraense foi homologado no dia 19 de agosto de 2015. O certame ofereceu 60 vagas mais cadastro de reserva por meio do Edital 01/2014. Dos cerca de 2,9 mil candidatos inscritos, 94 candidatos foram aprovados. O concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Após a posse, os novos juízes participarão, no período de 1º a 30 de junho, de um curso de ambientação, no qual serão familiarizados com a estrutura e a organização do Poder Judiciário do Pará e conhecerão as ações estratégicas e planejamento do TJPA. Além disso, participarão do Curso de Formação Inicial de Juiz Substituto do Estado do Pará, com carga horária mínima de 240 h/a, sob a organização da Escola Superior da Magistratura (ESM), na forma da Resolução nº 126/11, do Conselho Nacional de Justiça e da Resolução nº 03/2013, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Somente após a conclusão do curso, os juízes serão designados para responder por Varas. O juiz substituto será designado para exercer suas atividades em qualquer Comarca do Pará, conforme necessidade e interesse do órgão. Atualmente, integram o quadro de magistrados do Pará um total de 316 magistrados, sendo  30 desembargadores.

Confira, abaixo, a lista dos juízes substituto que serão empossados nesta segunda-feira, 29:

ADRIANA GRIGOLIN LEITE

AGENOR CASSIO DE ANDRADE CORREIA

ALESSANDRA ROCHA DA SILVA SOUZA

ANA LOUISE RAMOS DOS SANTOS

ANA TEREZA WALDEMAR DA SILVA

ANDRE DOS SANTOS CANTO

ANDREY MAGALHAES BARBOSA

BRUNO AURELIO SANTOS CARRIJO

CHARBEL ABDON HABER JEHA

CLAUDIA FERREIRA LAPENDA FIGUEIROA

DIEGO BORTOLONI DISPERATI

DIOGO BONFIM FERNANDEZ

ERICHSON ALVES PINTO

FLAVIA BRAGA CORTE IMPERIAL

FLAVIO OLIVEIRA LAUANDE

GABRIEL PINOS STURTZ

ITHIEL VICTOR ARAUJO PORTELA

JOSE JOCELINO ROCHA

JULIANA LIMA SOUTO AUGUSTO

LEANDRO VICENZO SILVA CONSENTINO

LUCAS QUINTANILHA FURLAN

MANOEL CARLOS DE GOUVEIA SOARES NETO

MICHEL DE ALMEIDA CAMPELO

MIRIA DO NASCIMENTO DE SOUZA

MONICA MIRANDA GOMES DE OLIVEIRA

PAMELA CARNEIRO LAMEIRA

RAFAEL DO VALE SOUZA

RAFAELLA MOREIRA LIMA KURASHIMA

RENATA PEREIRA DE JESUS

RODRIGO VICTOR FOUREAUX SOARES

TAINA MONTEIRO DA COSTA

TALITA DANIELLE COSTA FIALHO DOS SANTOS

THIAGO VINICIUS DE MELO QUEDAS

VILMAR DURVAL MACEDO JUNIOR

 

Anúncios