FEICIMAC É DESTAQUE NO G1: RIBEIRINHOS CIENTISTAS

FEIMAC 01

A FEICIMAC iniciou ontem e hoje a feira apresentou diversas exposições que ganharam destaque na mídia nacional.

O portal G1 de O GLOBO destacou a habilidade de ribeirinhos nos projetos científicos apresentados na feira.

A Terra do Açaí volta a ser destaque na imprensa nacional pela atuação de estudantes de nível fundamental e médio.

Na FEICIMAC os projetos apresentados são de Mirienses e de diversos lugares do Baixo-Tocantins e do Estado do Pará.

Aqui também se produz conhecimento e de alta qualidade.

Vejam a matéria do Portal G1:

feimac 02

Escola de Igarapé-Miri apresenta feira científica com projetos ribeirinhos

Evento é aberto ao público e pode ser visitado até esta quarta-feira, 23.
Programação conta com exposições e oficinas de iniciação científica.

Jovens e adolescentes realizam vários trabalhos na área científica no interior do estado do Pará. As ideias integram a Feira Cientifica da Escola Estadual de Ensino Municipal Manoel Antônio de Castro (FEICIMAC), evento que este ano chega a sua 8ª edição, no município de Igarapé-Miri, no nordeste do estado e reúne alunos de várias escolas do Baixo Tocantins. O tema da feira esse ano é:  Ciência e Cidadania: “O Fazer Científico em Caminho de Canoa Pequena”.

A programação conta com exposições, oficinas de iniciação científica e de robótica, palestras e minicursos. Para Durval Leal, diretor do Colégio e um dos organizadores do evento, a feira tem por objetivo não só de divulgar os projetos de pesquisa dos alunos da Instituição, como reunir alunos de outras escolas do município.

“O evento é uma feira cientifica que congrega projetos de toda a região ribeirinha e das cidades vizinhas onde apresentam suas produções científicas, em uma dinâmica bem legal, concorrendo entre si”, afirma.

Novidade
Durval Leal, diretor do Colégio, explica ainda que esse ano, outras escolas da região ribeirinha também estão participando. “Em função de fatores como dificuldade de acesso pela longa distância e em relação à zona urbana do município e principalmente dificuldade em elaborar projetos por falta de orientação científica e incentivo aos alunos, essas escolas estarão com seus trabalhos expostos nesta edição, disse o diretor.

Nesta quarta-feira (23), às 18h, será realizada a cerimônia de encerramento, com a entrega de troféus e medalhas aos melhores projetos, além disso, os vencedores ganharão credenciais para representarem suas escolas em feiras cientificas em outros estados do Brasil.

Feira
A FEICIMAC teve início em 2008 e surgiu como uma necessidade de fazer ciência na escola. Com o passar dos anos, e o número cada vez maior de projetos de pesquisa, o evento ganhou notoriedade e reconhecimento nacional, com participações em feiras científicas de todo o Brasil.

Homenagem aos professores
Este ano, dois professores que são naturais de Igarapé-Miri serão homenageados na feira: João Brandemberg e Fabrício Lobato. Ambos são formados em Matemática e exercem suas funções na capital paraense. João é autor de vários livros, dentre eles: “Métodos históricos para resolução algébrica de equações” – SBHMat, 2009, “Uma Análise histórico-epistemológica do conceito de Grupo” – Editora Livraria da Física, 2010. Desde 2005 é membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática – SBHMat, e atualmente é o coordenador local do PAPMEM – IMPA – UFPA.

Serviço
A Feira Científica é realizada Escola Estadual de Ensino Municipal Manoel Antônio de Castro, localizada na Avenida Sesquicentenário, no bairro da Cidade Nova, em Igarapé-Miri e vai até a próxima quarta-feira (23).

Anúncios