VIII FEICIMAC INICIARÁ AMANHÃ

59e291_1440dad34168459d9b2a86d2a88c9dfa
Cartaz da VII FEICIMAC
A Feira Científica do Colégio MAC (FEICIMAC) teve início no ano de 2008 com intuito de divulgar os projetos de pesquisa dos alunos da instituição.
Anualmente alunos e professores do Colégio desenvolviam projetos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento que culminaram com a exposição/divulgação dessa produção na Feira de Ciências que desde então ocorre nas dependências da instituição. O evento surgiu como uma necessidade de fazer ciência na escola e foi ganhando notoriedade durante os anos, e um número cada vez maior de projetos de pesquisa de alunos do MAC, passaram a ganhar reconhecimento nacional em Feiras Científicas e a FEICIMAC passou a ser reconhecida nacionalmente.
A VIII FEICIMAC reunirá trabalhos de pesquisa de escolas locais da zona urbana e rural que participam de projetos de divulgação científica junto ao colégio MAC. Será realizada parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Na sua 8ª edição, a FEICIMAC estenderá os convites de participação a outras escolas da região ribeirinha que ainda não tiveram participação em feiras científicas nas suas escola em função de fatores como dificuldade de acesso pela longa distância em relação a zona urbana do município e principalmente dificuldade em elaborar projetos por falta de orientação científica e incentivo aos alunos.
A FEICIMAC 2015, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, e tem como Tema: Ciência e Cidadania: “O Fazer Cientifico em Caminho de Canoa Pequena”. A palavra Igarapé-Miri, é de origem indígena e significa “Caminho de canoa pequena”.
A VIII FEICIMAC(Feira Cientifica do Colégio MAC), homenageará duas personalidades importantes na área da educação que muito nos orgulha pelas suas raízes ser do Caminho de Canoa Pequena (Igarapé-Miri). A homenagem se faz a estas pessoas pelo empenho, dedicação, superação, determinação e foco naquilo que realizam em suas vidas, servindo assim de exemplo para nossos alunos e toda comunidade igarapemiriense. Porque entendemos que é através da educação que podemos alçar voos mais altos e sermos pessoas reconhecidas na sociedade e em qualquer lugar que estejamos.
Estamos falando dos professores:
João Cláudio Brandemberg Quaresma
59e291_88da1b61999c4353aa561e7652b1cf8f
Professor associado I da Faculdade de Matemática (ICEN/UFPA), mestre em Matemática (UFPA) e doutor em Educação Matemática (UFRN). Trabalha com pesquisa sobre o uso da componente Histórica no ensino aprendizagem de Matemática. Autor dos livros: “Métodos históricos para resolução algébrica de equações” – SBHMat, 2009, “Uma Análise histórico-epistemológica do conceito de Grupo” – Editora Livraria da Física, 2010, “Uma Abordagem Histórica da Resolução da Equação do 4º grau” – EPAEM – SBEM, 2011, “Euler, Professor” – EPAEM – SBEM, 2013 e “Das Quadraturas Gregas as Somas de Riemann-Darboux” – EPAEM – SBEM, 2015. Desde 2005 é membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática – SBHMat. Atualmente, é o coordenador local do PAPMEM – IMPA – UFPA; e professor Orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmico do PPGECM – IEMCI – UFPA e Mestrado Profissional – PROFMAT – ICEN – UFPA.
Fabrício da Silva Lobato
59e291_547f3753701b43f5883bf418c84e7c64
Professor licenciado em Matemática pela UEPA, é pessoa de referência no ensino da Matemática no Estado do Pará, o qual já recebeu diversas homenagens pelo seu trabalho. Atualmente aos 24 anos é Ganhador de vários prêmios tanto na educação como no cientifico, em especial o Muiraquitã que é o Oscar da Amazônia onde foi premiado como personalidade masculina na área de educação em Matemática no Estado do Pará e Amapá.
Hoje se dedica ao mestrado, colaborador do INEP é professor em várias instituições renomadas de Belém, professor de lógica e Matemática pelo projeto de extensão da UFPA e proprietário de cursos específicos de matemática.

A presença dessas duas figuras ilustres de destaque em nosso Evento reforça a ideia de envolvermos alunos e educadores em um projeto de Feira Científica que aperfeiçoa o processo de aprendizagem e da investigação científica realizado em nossa escola.
Estes sim precisam ser homenageados pela busca do conhecimento e pela capacidade de incentivar e mobilizar os outros a irem em busca da realização de sonhos, e da mesma forma promovem, com seus exemplos, uma mudança qualitativa nas estruturas sociais e educacionais onde quer que passam com suas experiências.
Programação VIII FEICIMAC:
59e291_b09ffdc78d0b470a98fe141a95239b7f
VIII FEICIMAC:
Realização: Colégio MAC e Secretaria de Estado de Educação.
Apoio: Grupo Lider e Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri.
Parceiros: IFPA(Campus Abatetuba), SECTET, UFPA, Polo Universitário de Igarapé-Miri, UFPA, Movici Jovem(Movimento de Incentivo à Ciência em Igarapé-Miri), Welcome(curso de idioma), NECAPS UEPA, Secretaria de Educação de Igarapé-Miri, MCTEA(Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, Centro Educacional Dinâmico e Secretaria de Saúde de Igarapé-Miri.
Parabéns Colégio MAC por não deixar a FEICIMAC se acabar.
Anúncios