JUSTIÇA REALIZA REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE TERRENO DA PREFEITURA

20151210_113525

Hoje a Justiça Estadual, com apoio da Polícia Militar, cumpriu ordem judicial de reintegração de posse de um terreno na Rua Rufino Leão com Rodovia Moura Carvalho.

No local diversas pessoas passaram a invadir e construir casas desde agosto deste ano. No início eram cerca de 50 pessoas, mas apenas 3 casas foram erguidas. Mas várias demarcações de outros espaços foram feitos.

20151210_113145

Dizem que alguns políticos de oposição ao atual governo incentivaram a invasão, já que o terreno foi comprado desde 2011 para a construção de uma creche e nem antes e nem depois desse fato havia sido objeto de desejo de invasores.

A área de 120 x 40 metros foi comprada da gestão anterior de Roberto Pina com a finalidade de construção de uma creche e está devidamente registrada em cartório.

O fato foi notícia no GM em setembro deste ano (JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR CONTRA INVASORES DE ÁREA DESTINADA A UMA CRECHE EM IGARAPÉ-MIRI) e mesmo depois de ida de oficial de justiça ao local para que a desocupação fosse amigável não houve sucesso.

20151210_113331

A Juiz da Comarca requereu força policial e hoje as poucas casas de madeira levantadas no local foram derrubadas.

Em casos como esses é comum a venda de lotes e a ocupação de forma irregular.

O projeto Minha Casa Minha Vida deu espaço para mais de 600 famílias de baixa renda conseguirem moradia. Um novo espaço está sendo construído com a mesma finalidade no início da Estrada da Vila (Conjunto Ticiano Miranda). Não se por qual motivo esta segunda obra está parada.

Algumas pessoas criticaram a ação da polícia, entendendo que os invasores deveriam ficar no local para terem direito de ter uma uma moradia.

Outros aplaudiram o ato, entendendo que o patrimônio público municipal deve ser defendido e que ocupações e invasões nem sempre resolvem o problema da moradia e que muitos usam as terras apenas para ter lucro logo adiante com a venda do local, por já terem residência.

A Prefeitura deve cercar o local e buscar recursos no FNDE para a construção de uma creche no Bairro das Cinco Bocas, um dos mais carentes da cidade. Tomara que isso ocorra, nem que seja num próximo mandato.

Anúncios