É POSSÍVEL O PODER PÚBLICO REDUZIR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA ?

Essa indagação é o tema do artigo do Professor Valdir Júnior enviado ao GM.

Esta semana foram divulgados os índices de violência no Brasil em uma análise dos anos de 2002 a 2012.

Nessa tabela o Estado do Pará passou de 19 para a 10. Ou seja, ouve um grande salto da criminalidade em nosso estado.

Igarapé-Miri também, infelizmente, é um dos municípios que tem subido nessa escala.

Vejam o artigo do Professor Valdir Jr sobre o tema:

É possível o poder público reduzir os índices da violência?

Entendemos a violência como um fenômeno multicausal. Portanto não existe uma solução mágica. Em nenhum lugar imaginamos que, se fizer isto, vai resolver o problema.

O que se observa, de acordo com a tabela abaixo.

INDICES DE VIOLENCIA NO BRASIL

São Paulo, por exemplo, passou de 5°, em 2002, para 25° em 2012. A cidade mais violenta, em 10 anos caiu 20 posições. Então várias ações foram tomadas pelo poder público (Governo e prefeituras ) que contribuíram para diminuir a violência.

Primeiro, houve um investimento muito grande na polícia, um investimento na formação, na inteligência, na informação para qualificar a ação da polícia.

E uma segunda coisa importante, foi a implantação de projetos sociais em locais com índice de alta vulnerabilidade, projetos focados e principalmente com um público bastante afetado, que é o público jovem.

Também houve um envolvimento das prefeituras que têm uma ação preventiva. Em alguns lugares a sensação de segurança é gerada por questões urbanas, de investimento de infraestrutura urbana, como construções de praças, espaços de lazer, etc.. E isto é função da prefeitura também.

Quando a prefeitura trabalha junto com o estado, ou vise versa, é possível conseguir resultados substâncias para a redução da criminalidade. Portanto uma série de coisas compõem este conjunto que reduz os índices da violência. O que percebo, que os palanques ainda estão armados e o povo sofrendo.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “É POSSÍVEL O PODER PÚBLICO REDUZIR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA ?

  1. Concordo com vc em parte,não existe mágica,violência é produto de uma somatória de falhas na condução da formação da personalidade de qualquer pessoa,portanto só uma ação não resolve.Na minha trajetória como professor,Conselheiro Tutelar,músico e desportista,pude na minha visão identificar e filtrar algumas fases pelas quais esses hoje considerados bandidos passaram ser serem sequer importunados chegando fácilmente onde chegaram e eu não vejo ninguém falar em família,parecemos obssecados por polícia,a grande maioria parece querer livrar-se de um problema que nasceu dentro de um ventre.Então a família,escola,religião e poder público são os 4 pilares na reversão deste quadro.Exponho minhas idéias no Projeto de Combate ao uso de aDrogas na Escola e em meu livro que brevemente será lançado com o título “A GUERRA DAS MENTES” sub título,” 3 Oportunidades de Construir um cidadão”.Finalmente toda colaboração é bem vinda na busca da solução para esse
    Problema!

Os comentários estão desativados.