A CPI DO MURUTINGA: ALGUÉM VIU ?

O cenário político na Terra do Açaí está animado nestes últimos dias.

O vereador Toninho do Murutinga (PSB) que é conhecido na cidade por ser um dos maiores festeiros e ter sido eleito com votos de Abaetetuba (daí o nome que é de uma vila da PA-151) passou a ser o grande líder da oposição ao governo Roberto Pina.

Toninho foi um dos grandes aliados de Pé de Boto e durante tal gestão abocanhou muitos cargos e comandou as festas de aparelhagem na cidade, em especial no Centro Cultural. Num dos grampos da Operação Falso Patuá existe citação ao nome dele e foi um dos que tentou livrar Pé de Boto da prisão. Fotos já publicadas no GM lembram esse tempo:

BOTO E VEREADORES NO CAUS

GRUPO NEGA AMEACAS EM O LIBERAL

Deu apoio nas gestões de Nenca, Rufino e por fim ao xará Toninho Peso Pesado, onde indicou e mandou em três secretarias: Cultura, Meio Ambiente e Obras.

Na gestão Pina a biqueira secou e lhe restou o discurso agora moralizante. Está exigindo justo atendimento na Saúde e na Educação. Quer prestação de contas, mas só da atual gestão e diz que Peso Pesado deixou 5 milhões na educação.

É difícil saber se esse grana toda ficou por lá, pois até agora o ex-prefeito não prestou contas do Quadrimestre, conforme informa o TCM.

TCM OUTUBRO 02

TCM OUTUBRO 03

TCM OUTUBRO 04

TCM OUTUBRO 05

E se deixou dinheiro em caixa deve ser exigida a prestação de contas.

Mas cá pra nós. E as contas de Pé de Boto, Nenca, Rufino e Toninho, que não tem nenhum processo licitatório no TCM, também não deveriam ser questionadas ? E a prestação de contas da Câmara nas gestões passadas e na atual de Toninho Peso Pesado também não merecem um pente-fino ?

E o dinheiro gasto nas Obras, Cultura e Meio Ambiente quando Murutinga foi o comandante (Janeiro a Junho/2015) também não deveria ser exposto aos olhos do contribuinte Miriense ?

Novas eleições se aproximam e alguns já buscam espaço para “aparecer” e não para fazer crescer o município.

Imensas dívidas ainda devem causar estragos na administração municipal pelos próximos anos, em especial com o INSS, Caixa (consignados), Precatórios Judiciais, Execuções no Fórum local, IASEP, IGEPREV, CELPA, COSANPA e diversos fornecedores.

O rombo sequer foi calculado, pois a cada dia aparecem novas cobranças e mais encrencas.

Mas o nobre vereador Murutinga dizia desde a semana passada que ia apresentar provas de desvios na Saúde e ia pedir instalação de uma CPI com afastamento do prefeito por 90 dias.

Estranhamento, somente ontem a noite foi que se soube de uma reunião extraordinária convocada por Peso Pesado para discutir esse tema na parte da tarde. A população não foi convocada. Qual o motivo não se sabe, mas a reunião ocorreu. Vejam o ofício:

REUNIAO CPI DO MURUTINGA

E hoje foi divulgado que a CPI teria sido rejeitada. Somente 4 vereadores teriam aprovado o tal requerimento. Mas ninguém sabe o teor da denúncia, nem como ocorreu essa votação.

Ou seja, a CPI morreu antes de nascer. Tá pior do que aquelas que acompanhamos na TV todos os dias.

Para muitos essa pressão por CPI e investigações teria o objetivo de fazer o prefeito ceder a caprichos de vereadores. Alguns cargos, umas boquinhas ou até mesmo evitar processos judiciais para cobrar desmandos de gestões anteriores.

Hoje a Câmara recebe servidores da Educação que lotam a galeria para pleitear um Plano de Carreira, Cargos e Remuneração para os servidores de apoio na SEMED. É uma luta antiga da categoria, com mobilização do SINTEPP.

CAMARA COM SERVIDORES DA EDUCAÇAO

Esse pleito vem em ano de crise e não se sabe se terá bom encaminhamento, mas certamente que deve ser bandeira de luta na área da Educação Miriense.

Outros servidores também querem Planos de Carreira, como o DEMUTRAN e Servidores de Nível Superior e já pediram providências ao Executivo.

E assim caminha a Terra do Açaí…

Anúncios

2 comentários sobre “A CPI DO MURUTINGA: ALGUÉM VIU ?

  1. Um dos vereadores que foram contra a CPI em seu pronunciamento na manhã de hoje na casa de leis, disse que não é contra a CPI, mas que seja apenas para investigar a gestão atual, que não se investigue nada nas gestões de vereadores que passaram pelo executivo anteriormente, se for assim ele é a favor! Por que será?

Os comentários estão desativados.