MOCAJUBA: TRÊS MULHERES PODERÃO DISPUTAR A PREFEITURA EM 2016

O Município de Mocajuba também viveu anos tortuosos na política neste último mandato. A briga por lá foi parar na Justiça e o troca-troca entre Prefeito e Vice, entre uma e outra ação do Ministério Público, causou estragos.

A política lá e cá é sempre dominada pelos homens e no próximo pleito pode ter novidade.

Em três partidos os indicativos de pré-candidaturas tem preferência feminina.

A disputa no pleito municipal sempre é mais acirrada que as demais e em Mocajuba não será diferente.

É o que nos mostra o Blog do Vinícios Leal. Vejam a matéria:

FOTOS CANDIDATAS MOCAJUBA

“A força das mulheres mocajubenses”. Segundo informações extra oficiais, Mocajuba terá três mulheres concorrendo a vaga do executivo municipal. Confira!

Mocajuba caminha para ter, depois de 120 anos, a primeira prefeita na cidade. Pela análise dos bastidores, chegou à este blog, às últimas notícias das articulações para a formação dos grupos, e neles estão na linha de frente, três mulheres da política Mocajubense:

* Fátima Braga – PMDB, liderado pelos Barbalhos;

* Alda Ferreira – DEM

* E Carmen Américo – REDE DE SUSTENTABILIDADE, partido recém-formado de Marina Silva.

Fátima Braga – PMDB: Tendo como articulador político o seu genitor Amadeu Braga, ex-prefeito da cidade, Fátima Braga reconduziu seu domicílio eleitoral, que até então era Ananindeua – PA, para Mocajuba, e vê no atual cenário de crise de liderança, uma forma de voltar o poder da família que governou a cidade. Amadeu Braga, cogita firmemente contar com o apoio de outro ex-prefeito, Wilde Colares, que indicaria o nome à vice-prefeito. Rumores dão conta que o nome em questão seria de Wolter Contente ou Márcia Contente. Os dois trazem como bagagem as relações clientelistas com antigos nomes da política local. Contudo, têm visto tais nomes rumarem para novos grupos. De toda forma, mantém-se no jogo político de forma expressiva por conta da relação direta com as lideranças estaduais e nacionais como Helder e Jáder Barbalho, e guardam elementos positivos de suas ações na cidade.

Alda Ferreira – DEM: A segunda colocada no último pleito para o executivo municipal, possui prestígio junto ao Governador Simão Jatene, aliançada pelo Deputado Haroldo Martins. Possui mais de vinte anos atuando na cidade e hoje seu grupo imediato conta com o apoio do filho advogado Tony Heber, atuante nas áreas previdenciária e criminal. Recentemente o grupo reafirmou a candidatura de Alda Ferreira, tendo como vice o vereador Daniel Cunha do PSB. Alda Ferreira capitalizou lideranças da base de Jose Antônio Castro – PSD, que têm atestado aos seus aliados que não possui mais intenção de concorrer a cargos eletivos. Dentre estas lideranças estão o vereador citado que atuou como parceiro técnico de Rosiel Costa – PR, e hoje compõe a base da gestão temporária de José Antônio Castro – PSD. O marido de Alda Ferreira, liderança histórica em Mocajuba atuando na área da saúde, também já trabalhou no Centro de Recuperação de Mocajuba, sendo seu maior articulador. Seu prestígio conquistado junto ao Governo do Estado é disputado com o vereador Estélio Guimarães – PSDB, que também intenciona concorrer à vaga de prefeito. Porém ainda não conseguiu formar um grupo de base para lançar o nome.

Carmen Américo – REDE DE SUSTENTABILIDADE: É geógrafa e professora de Geografia, atuou em Belém do Pará como professora e consultora de ONG’s Internacionais como GREENPEACE, deixou a sala de aula para seguir carreira acadêmica, fez MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS, e está fazendo Doutorado na UFPA, tendo como foco as políticas públicas em Mocajuba – PA. É irmã, de um dos empresários mais destacados de sua geração, Maurício Américo, que morreu tragicamente. Carmen Américo, luta para esclarecer a morte do irmão, que morreu envenenado, e também para cumprir um desejo e um pacto pessoal de mudança na política de Mocajuba. Ficou muito conhecida por sua luta contra a má gestão e a corrupção histórica na cidade, trazendo informação quando a oligarquia da cidade tenta deixar o povo sem acesso às consequências de seus atos. Hoje se dedica à mãe, ao DOUTORADO e a um PROJETO SOCIAL DE GERAÇÃO DE RENDA PARA FAMÍLIAS CARENTES, através do uso sustentável das sobras da floresta, produzindo objetos criativos e buscando mercado internacional.

É filha dos que estiveram sempre oprimidos e negligenciados na cidade, de um agroextrativista que se transformou em agricultor. E de uma agricultora e ex – pequena comerciante atuante nas comunidades de base da igreja católica, Dona Alzira Américo. Moradora, por opção do Bairro da Pranchinha, ela tem agregado pessoas em torno da idéia de construção de um projeto de desenvolvimento da cidade que vive grave crise na geração e diversificação da renda. Nos bastidores comenta-se que tem empolgado pessoas com a idéia de gerir a cidade invertendo as prioridades e dando transparência à gestão para impedir a corrupção. Invertendo também a gestão da cidade, levando investimentos aos bairros mais pobres e populosos como: Bairro Novo, Monte Alegre, Novo Horizonte e Pranchinha.

Inteligente e articulada, possui fácil trânsito entre todos os grupos políticos da cidade, e recebeu convite da maioria deles para compor dentro de vários projetos de candidatura. Mas tem destacando-se por recusar a discutir apenas um nome, e priorizar um PROJETO DE DESENVOLVIMENTO.

Nos próximos dias, a REDE DE SUSTENTABILIDADE pode vir a indicar Carmen Américo para defender a bandeira de novas vias de desenvolvimento levando o ideário de sustentabilidade.

Como puderam ver, três importantes mulheres do nosso município estão cogitando seus nomes para pleitearem à tão sonhada vaga do executivo mocajubense, e elas vêm com a missão de acabar com o monopólio político machista, e buscam eleger a primeira mulher prefeita de Mocajuba durante 120 anos de fundação!

É importante ressaltar que as convenções eleitorais em que irão se confirmar as candidaturas para prefeito(a), só aconteceram em julho do ano que vem, então ainda tem como diz o ditado: “muita água pra rolar debaixo dessa ponte”, e vamos aguardar os próximos capítulos dessa concorridíssima campanha eleitoral para a Prefeitura de Mocajuba, e que promete “fortes emoções” ano que vem; e nós do Blog do Vinícius Leal, com certeza ficaremos ligados em todos fatos que acontecerem no cenário político local.

Foto: Reprodução Internet.

Texto: Vinícius Leal – “Blog do Vinícius Leal”.

Anúncios