PREFEITURA MIRIENSE FAZ SEMINÁRIO SOBRE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL NESTA QUINTA

A Prefeitura realiza um Seminário sobre a situação da arrecadação em Igarapé-Miri.

No Congresso Nacional, na ALEPA e na grande maioria dos Estados e Municípios se discute a crise econômica e que saídas são possíveis.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a não conseguir pagar os salários dos servidores de uma só vez. Outros estados também estão em situação crítica para sustentar suas despesas.

Já se comenta que mais de 30% dos Municípios do Brasil não pagaram o décimo terceiro salário integralmente.

E como estará Igarapé-Miri até o final do ano ?

O prestação de contas de 2014 sequer foi fechada, diante da troca de tantos prefeitos. É o que aponta o TCM.

As contas de 2015 ainda não foram apresentadas, mas tem prazo até o final de setembro próximo para o 1 e 2 quadrimestres.

Os repasses do FPM tem apresentado sensível redução. No mês de agosto chegou a 20%. Essa é a principal fonte de recursos dos municípios.

Os municípios tem impostos e taxas próprias que deveriam sustentar parte da arrecadação necessária para a saúde, educação e infraestrutura. Dentre eles o IPTU e o ISS são os carros chefes.

A Prefeitura Miriense não fez campanha de IPTU em 2013 e 2014. Em 2015 somente neste mês de setembro foi lançada uma campanha para arrecadar o IPTU, que começa a chegar nas ruas. Vejam a foto da capa:

iptu-blogs MIRIENSES

Dizem que mais de 4 mil contribuintes estão em dívida com o IPTU nos últimos cinco anos. Mas ninguém foi executado judicialmente a pagar essa conta.

O principal contribuinte do ISS é a empresa CONSTRUBASE que levou mais de 60 milhões de reais para construir a ponte sobre o Rio Igarapé-Miri. Mas a obra já está concluída e deve ser entregue no próximo sábado (12/06).

Muitos falam que seria possível criar uma TAXA DO AÇAÍ, que pudesse arrecadar dinheiro dos que usam os portos e estradas do Igarapé-Miri para levar o açaí em caroço para serem beneficiados em outras localidades.

É necessário debater as formas de arrecadação e dar efetiva transparência aos contribuintes, caso contrário será difícil planejar as novas administrações municipais na Terra do Açaí.

convite arrecadação

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “PREFEITURA MIRIENSE FAZ SEMINÁRIO SOBRE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL NESTA QUINTA

  1. O seminário serviu para esclarecer pontos importantes e decisivos que afetam diretamente a vida da população miriense,haja vista que a prefeitura é a maior empresa do município e movimenta a economia do mesmo .Este momento foi único pois nos proporcionou esclarecimentos,sugestões,proposições e oportunidades em estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ações para tirar o município do vermelho.Em momentos como este percebe-se a necessidade do planejamento no setor público e de como esta fez falta nas gestões passadas que “administravam” o município a qualquer custo e de qualquer jeito,pura e meramente pelo prazer do poder dos mandos e desmandos da politicagem, do assistencialismo barato que hoje está saindo muito caro para aqueles que desejam uma Igarapé-Miri que progrida e avance nos diversos aspectos, quer seja na economia, no social e ou na melhoria da qualidade de vida de seu municipes .
    Parabenizo o idealizador ( na pessoa do amigo João Eudes)deste seminário e reiteramos o compromisso e parceria com o Polo UAB pois acreditamos que este será um importante e decisivo passo para que o município trilhar rumos melhores.

Os comentários estão desativados.