SAÚDE: VENCENDO LIMITES. VOCÊ TAMBÉM PODE…

O GM recebeu uma linda matéria do leitor Edercyr Oliveira, mais conhecido como “Dinho”, tratando sobre temas da saúde. A corrida, o ciclismo e a caminhada estão entre as atividades mais benéficas para o corpo e a mente. É o que diz o ensinamento dos mais antigos em latin: “mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são).

Interessante notar que em Igarapé-Miri várias academias foram instaladas nos últimos anos e até uma academia pública foi construída e recentemente inaugurada para a mesma finalidade na entrada da cidade (Curva do S).

Nas praças, especialmente na Sarges Barros, centenas de pessoas todos os dias caminham ou correm buscando melhorar a saúde física e mental.

Que bom…

Novas iniciativas devem ser fomentadas para melhorar a vida das pessoas e vencer limites, como diz a matéria a seguir:

foto dinho 04

Vencendo seus limites, o que esta faltando para você vencer os seus?

No ultimo domingo dia 16/08/2015, foi realiza a etapa do Circuito Nacional Sesc Triathlon, competição que engloba três modalidades esportivas: Natação, Ciclismo e Corrida, a categoria amadora – 750m para a natação, 20 km para o ciclismo e 05 km para a corrida.

Eu estava participando pela primeira vez dessa modalidade esportiva na categoria amadora – 750m para a natação, 20 km para o ciclismo e 05 km para a corrida, completei a prova em 1:41:36,  entre os 600 participantes de um evento nacional lá estava a bandeira do nosso município, fiz questão de levar a bandeira do nosso querida cidade natal com objetivo de motivar nossos conterrâneos a pratica esportiva seja ela qual for.

A 3 anos no dia 15/08/2012 eu inicie uma mudança, onde eu tinha que mudar, eu precisava mudar. Coisas simples como amarrar o tênis era complicado… comecei a caminhar, fui ariscando umas corridas curtas. Foi quando completei minha primeira prova de 10 KM dia 1 de maio de 2013, sempre acreditando que eu podia. Ainda em 2013 completei minha primeira meia maratona de 21 KM. Em junho desse ano eu iniciei a preparação para esse novo desafio, e hoje eu divido com todos, para que aqueles que ainda não iniciaram possam começar hoje.

Este ano a prova teve a participação do triathleta JOSÉ ROSA NEVES, que foi matéria do Fantástico, e domingo (09/08/15) estava no Programa Eliana pelo Dia dos Pais. Ele fará a prova na categoria amador conduzindo seu filho (PCD) – ELKIER NEVES.

O Fantástico contou a história de um pai e de um filho. Um pai que lutou para que o filho viesse ao mundo mesmo sabendo que ele sofria de uma grave deficiência. Um pai que faz questão de mostrar para todo mundo que o que ele pode fazer, o filho pode pelo menos acompanhar, link com a matéria http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/05/pai-e-filho-superam-grave-deficiencia-e-se-tornam-atletas-de-triatlo-juntos.html

Neves, como é conhecido no mundo do triatlo, tem no filho de 22 anos o grande estímulo para seguir competindo. Aos poucos, foi inserindo Elkier no triatlo, quando percebeu que ele demonstrava interesse pelo esporte. Primeiro, apenas o levava na corrida, empurrando uma cadeira de rodas adaptada. Depois, passou a levá-lo em um bote, na hora da natação. Por fim, com um carrinho adaptado, introduziu Elkier no ciclismo e, desde então, participa de competições com o filho.

“Em toda corrida ou algum momento difícil da corrida eu sempre lembrava das pernas dele para me dar mais forças para mim naquela hora de dificuldade, na hora do desconforto”, relembra Neves.

foto dinho 03

Durante essa preparação conheci a história do triathleta JOSÉ ROSA NEVES e assim como ele consegui me motivar. Espero que ele possa motivar você também.

Encontrei com eles no sábado a tarde durante o simpósio, lá tive a oportunidade de cumprimentar e guardar uma lembrança dessa família. Só que o melhor estava por vim, durante o ciclismo e corrida eu conseguir encontrar com eles e sentir o carinho do publico e ver ele pedalando ou correndo e conversando com seu filho “Você tá bem cara?” “Você esta se divertindo não é ?” a resposta do filho era sempre um sorriso para seu pai.

Espero que esse texto possa motivar nossos conterrâneos a iniciar a prática esportiva seja ela qual for visando o bem estar, uma melhor qualidade de vida servindo também como incentivo para vencer e superar as dificuldades da rotina do dia-a-dia. As dificuldades existem mais quando temos exemplos como do triathleta JOSÉ ROSA NEVES temos que pensar que podemos sim e que vamos conseguir sim.

“Se eu quero e eu posso, logo eu consigo”

foto dinho 01

