HOMENAGEM AO MÉDICO MANOEL CARDOSO

MANOEL CARDOSO

O GM recebeu mensagem do Professor Rogério Pantoja com homenagem ao Dr. Manoel Pantoja e o destaque acima.

Ele informa que o falecimento do Dr. Manoel Cardoso ocorreu em 08/07/2015.

Ele era conhecido como profissional dedicado, com grande laço de amizade expresso por todos que o conheciam.

Em sua homenagem se reproduz um texto publicado no ano de 2004, no Jornal Correio de Igarapé-Miri.

Saúde

Prevenção, uma atitude inteligente e saudável

Aspecto geral do câncer genital feminino e climatério

A incidência do câncer de mama já chega a cifra assustadora. Uma entre nove mulheres que chegarem a viver até os 70 anos terá câncer de mama, tendo o seu platô aos 55 anos. Isto não afasta o número crescente de mulheres portadoras desta patologia com idade até 35 anos, que é em torno de 1%. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), para um diagnóstico precoce e maiores chances de sobrevida, as mulheres devem fazer a primeira mamografia a partir dos 35 anos: entre 40-50 anos a cada 2 anos e a partir dos 50 anos, anualmente; porém cada caso é um caso, temos que considerar a paciente como um todo, e apenas o médico está apto a orientá-la.

Na região norte, o câncer feminino de maior incidência é o de colo uterino. A região é campeã brasileira na incidência desta doença, que pode ser prevenida com um exame simples, barato, rápido e indolor: O exame preventivo (Papanicolau), podendo ser aclopado a colposcopia (visão com lentes de aumento do colo uterino) seguida ou não de testes com corantes (schiller). Por meio destes exames, é possível diagnosticar o câncer do colo uterino ainda na sua fase inicial, em que terá 100% de cura. Sabe-se hoje que o grande vilão do câncer do colo uterino é o HPV (papiloma vírus humano) e por meio destes exames é possível diagnosticar e tratar as lesões causadas por este vírus.

Outro câncer genital é o câncer de endométrio, que tem aumentado a sua incidência devido a fatores como o número crescente de obesas, diabéticas e hipertensas. Para prevenção, temos o exame ginecológico de rotina, a ultrassonografia transvaginal com dopler e atualmente a vídeo-histeroscópia, um exame que tem alta acuracidade para este tipo neoplasia; o diagnóstico será comprovado por meio da anatomia patológica.

Os demais cânceres da esfera genital feminina como ovário, vulva, vagina e trompas podem ser prevenidos por meio de exames periódicos com o seu ginecologista.

É importante lembrar que alguns destes tumores são silenciosos e traiçoeiros como o câncer de ovário, sendo diagnosticado por meio de um simples exame de ultrassonográfico.

A menopausa significa a parada de menstruação, sendo envolvida por um período chamado climatério, no qual a mulher, manifesta sinais e sintomas tais como: mal-estar geral, calores (fogachos), secura vaginal, depressão, irritabilidade, osteoporose e etc… relacionados com a queda dos níveis de hormônio feminino, por isso são facilmente tratados por meio da terapia de reposição hormonal (TRH): porém vale lembrar que o uso de hormônio deverá ser feito apenas com orientação médica especializada e monitorado por meio de exame clínico e complementar, com dosagem hormonal, mamografia, ultrassonografia e a famosa densitometria óssea. O câncer genital feminino, a osteoporose assim como outra doença, podem ser evitadas na faze inicial, podendo-se obter maiores sucessos no seu tratamento.

Obs: Dr. Manuel Cardoso é Médico Ginecologista Obstetra do Hospital Adventista de Belém (HAB) –

Igarapemiriense, nascido em Vila Maiauatá. 

 

Anúncios