MORRE O MÉDICO E EX-PREFEITO MÁRIO LEÃO

MARIO LEÃO

A notícia começou a ser divulgada nesta noite sobre o falecimento do Médico e Ex-Prefeito Mário da Costa Leão.

Mário Leão, como era mais conhecido, militou na área da saúde como médico durante muitos anos.

Ele ganhou notoriedade com a profissão e ingressou na vida pública, sendo eleito Prefeito de Igarapé-Miri em 1996 pelo PSB, com 6.253 votos. Venceu aquela eleição de Hoseas Cei, Alberone Lobato, Maria José de Almeida Costa e Manoel das Graças Costa Maués.

Ele conseguiu fazer um bom mandato (pagou funcionários, melhorou a saúde, regularizou dívidas, conseguiu obras na saúde, educação e saneamento), estabilizando anos de gestões oscilantes. O jeito simples e simpático, com a facilidade de manter acordos políticos foi essencial para conseguir sua candidatura à reeleição.

E assim foi o único Prefeito reeleito, no ano 2000, desta feita vinculado ao PP com 7.458 votos.

O segundo mandato já não foi tão bom. Ocorreram dificuldades, problemas com convênios e no final de mandato dificuldades no pagamento de salários, depois de uma disputa em que apoiou o atual vereador LULA, mas que levou Dilza Pantoja ao Executivo.

Mário ainda tentou voltar à política em 2008, mas teve seu registo de candidatura indeferido e com votação mais baixa, mas não desistia de participar da vida pública enquanto teve forças.

Voltou a atuar como médico, profissão pela qual era apaixonado e muito querido por pacientes e amigos.

Ele faleceu hoje em Belém depois de enfrentar problemas de saúde durante estes últimos anos.

Segundo informações ele deverá ser velado amanhã em Belém e depois seu corpo será levado a Igarapé-Miri, onde certamente será homenageado e será sepultado.

O blog aguarda mais informações para divulgar ao povo Miriense.

MARIO LEAO RW

(Foto do Face do Railson Wallace)

Anúncios