DOXA BELÉM: ÉDER E EDMILSON PREFERIDOS. REJEIÇÃO DE JADER, HELDER, JATENE, PT E DILMA

O Instituto DOXA saiu na frente nas pesquisas eleitorais para a principal cidade do estado.

A DOXA anda animada com seus últimos resultados.

Acertou que Jatene ia ser governador. Depois veio a Igarapé-Miri e também se deu bem ao prever a vitória de Roberto Pina.

Isso certamente que dá crédito ao Instituto. Mas é certo que nem sempre os resultados do meio campo batem com o das urnas.

Em nenhum dos casos ocorreu vitória folgada e muitos menos os percentuais bateram com os votos válidos.

Mas é certo que a pesquisa vai animar a disputa, que já corre solta nos bastidores políticos.

Hoje dois potenciais candidatos são os mais falados na capital. E nem precisa de pesquisa para concluir que Éder Mauro saiu fortalecido pela maior votação para deputado federal e ainda tem a vantagem de ser o grande “herói” no combate ao crime. Imagem esta construída em três décadas da carreira policial e catapultada pela mídia, em especial nas imagens da RBA e Record.

Já Edmilson construiu militância no PT e chegou à prefeitura da capital. Fez um bom primeiro mandato e um regular segundo governo em Belém. Foi para o PSOL e ficou com a fama de bom administrador e sem marcas da corrupção. Virou deputado estadual e agora é deputado federal.

Seria provavelmente a disputa num eventual segundo turno em Belém, já que Zenaldo anda mal das pernas. Mas tudo isso pode mudar com a proximidade das eleições e as famosas mudanças de cenário que são impulsionadas por obras e muita propaganda paga com dinheiro público.

Vejamos os quadros da pesquisa DOXA, que aponta o MELHOR e PIOR perfil do candidato a prefeito de Belém. E a seguir quais os melhores candidatos na visão do eleitor.

DOXA BELEM MELHOR PERFEIL

DOXA BELEM PIOR PERFIL

DOXA BELEM MELHORES CANDIDATOS

Os eleitores de Belém querem um candidato HONESTO E TRABALHADOR e rejeitam quem seja PREGUIÇOSO E CORRUPTO. Dentro desse cenário eles apontam que Éder Mauro se enquadra melhor com 23,1% e Edmilson Rodrigues vem com 16,6%. Os demais ficam bem distantes.

Mas há também um dado muito interessante. Os que dizem que NENHUM se enquadra no perfil chegam a 25,9%. Ou seja, essa maior fatia do eleitorado ainda não enxergou candidato algum que seja de fato HONESTO E TRABALHADOR.

Isso levará essa parte do eleitorado a escolher o MENOS PIOR. Ou aquele que melhor se enquadre no perfil, mesmo que não entregue os votos de olhos fechados. E num eventual segundo turno iria para o voto útil.

Mas impressiona também a grande rejeição dos nossos maiores cabos eleitorais.

Jatene, que deve apoiar Zenaldo apresenta grande rejeição (38%). A violência na capital e a falta de investimentos neste primeiro mandado de Zenaldo afetam decisivamente a imagem de Jatene. Um percentual de rejeição desse tamanho será decisivo no caso de um segundo turno e pode afundar as pretensões de PSDB de se manter na capital se a imagem do governador não melhorar:

DOXA BELEM APOIO JATENE

Já Dilma (60%) e o PT (56%) parecem ter recebido doses maiores do veneno da rejeição. As pancadas diárias da mídia no governo federal, que se arrasta em denúncias de corrupção da Petrobrás e de tantos outros setores teria afetado o eleitor de Belém.

Se o perfil melhor é do HONESTO E TRABALHADOR nada poderia estar pior para o PT na pesquisa DOXA. Vejam os números:

DOXA BELEM APOIO DILMA

DOXA BELEM APOIO DO PTNa eleição de 2012 o PT fechou com Edmilson no Segundo Turno. Nem mesmo a imagem de LULA foi suficiente para garantir a vitória do PSOL. Naquela época os índices de popularidade do governo federal eram bem melhores. Hoje se fala de aliança entre PT e PSOL. Mas de depender desses números dificilmente isso vai ocorrer num primeiro turno ou talvez até no segundo, pelo menos de forma tal aberta como foi na eleição de 2012.

Mas não faltou a análise do apoio de Jáder e Helder. O PMDB do Pará tende a apoiar Éder Mauro, tanto que vem divulgando constantemente o nome do Delegado nas páginas dos seus jornais e de certa forma colaborou para expandir a imagem de Éder Mauro na TV RBA e em todos os meios de comunicação que controlam.

No entanto, para o eleitor pesquisado, a aproximação de JÁDER (50%) e HELDER (38%) é rejeitada, quando indagado se votaria em candidato apoiado pelos mesmos. Vejam os dados:

DOXA BELEM APOIO HELDER PARA EDER

DOXA BELEM APOIO JADER

E tome análise nesses números nos próximos dias…até que venham novas pesquisas. Ou até quando os políticos começarem a definir os rumos dos partidos para o próximo pleito…

Anúncios