PINA VAI PARA A MARCHA DOS PREFEITOS EM BRASÍLIA

MARCHA DOS PREFEITOS

PREFEITO ELEITO DE IGARAPÉ-MIRI PARTICIPA DA XVIII MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Prof. José Pinto

 Cotidianamente, os gestores municipais brasileiros têm de vencer desafios enormes a fim de que atendam às demandas da sua comunidade e desenvolver uma boa gestão, apesar do atual cenário de desequilíbrio financeiro e de gestão. O que se vê é que essa situação tem se arrastado ao longo dos anos, e, se entende que se não houver a reformulação do pacto federativo, em um futuro bem próximo, será impossível administrar os Municípios sem comprometimentos legais, inclusive com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Sabe-se que há anos, as prefeituras brasileiras enfrentam um cenário de crise econômica, em que as demandas são maiores que os recursos. Agora, os gestores têm uma preocupação maior, pois se percebe que a recessão chegou também aos governos federal e estaduais, e – certamente – as medidas adotadas também vão trazer impacto ao Ente municipal. Isso, além das leis que são aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela Presidência da República, as quais transferem mais encargos aos gestores municipais.

Diante do cenário atual de acúmulo de responsabilidades, de arrecadação menor que as demandas e de promessas não cumpridas, os prefeitos devem se unir e mostrar a força do movimento municipalista. Sempre que eles se reúnem na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, eles avançam em busca de conquistas. Um exemplo bem recente disso foi a aprovação de mais 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), obtida no final do ano de 2014. No entanto, segundo o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, “Mas não podemos parar, pois os desafios são muitos e só conseguiremos vencê-los se houver união, força e persistência.”, ressalta.

Este ano, os prefeitos estão novamente reunidos na Capital Federal, na XVIII Marcha, desde o dias 25, e ficarão lá até o dia  e 28 de maio. “É mais uma oportunidade de se fazer história, de ir avante em nossas reivindicações e conquistar melhorias para os nossos munícipes.”, acrescenta Ziulkoski.

O município de Igarapé-Miri se faz representado pelo  prefeito eleito Roberto Pina. Em alguns de seus discursos de campanha e também na comemoração de sua vitória nas urnas no último dia 17 de maio, Pina fez questão de dizer que estaria presente na Marcha, mesmo sem ter ainda tomado posse. É uma demonstração de que Pina não está para brincadeira e sabe de sua árdua missão em reconstruir Igarapé-Miri que hoje está literalmente em pedaços.  Municipalismo forte se faz com a participação de todos. Parabéns prefeito!

Anúncios