PÉ DE BOTO… A “SOMBRA” DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Nas ruas de Igarapé-Miri só se fala de política, afinal estamos em plena campanha eleitoral.

E quem não fala pelo menos escuta, pois o barulho das propagandas é potente.

E muitos buscam o debate nas redes sociais, empenhados em defender suas teses e seus candidatos.

Um dos temas relevantes é sobre as alianças e apoios partidários. E certamente que neste campo entra o nome mais falado: PÉ DE BOTO.

Mas ele já não é mais prefeito, já foi cassado, tem pedido de prisão preventiva que nenhum juiz se atreveu até agora a decidir. O que ele tem a ver com a campanha eleitoral ?

A resposta vem justamente dos embates, muitas vezes calorosos, que se travam na ruas e nas redes sociais.

Existe hoje certamente uma grande rejeição ao temido Pé de Boto. Mas existem muitos aliados que ainda ficaram pelo atual governo interino e certamente que uma certa quantidade de votos que pode decidir a eleição suplementar, que é acirrada, já que envolve 4 candidatos. E todos divulgam os seus apoiadores e colhem os ônus e bônus, as vantagens e desvantagens.

São os casos de Pina com Fuxico. De Joca com Antoniel, que também apoiou o Boto em 2012. E de Darlene que está com Dilza e Edir (ex-vice da Coligação de Mãos Dadas com o Povo).

Mas quem vai aparecer com Pé de Boto no palanque ?

Certamente que nenhum candidato o quer no palanque. O “grupão” formado em 2012 está hoje espalhado nas 4 candidaturas.

No entanto, um deles certamente preferiu o apoio de forma velada, o tanto quanto possível.

Mas, para que conhece Pé de Boto, diz que ele já entrou na campanha com tudo. E até peitou o candidato Roberto Pina, que segundo Josias Belo também estava prometido (JOSIAS BELO DENUNCIA PÉ DE BOTO E RELATA AMEAÇAS A PINA E FRANCISCO). Isso gerou também representação criminal que destacou a ameaça de Pé de Boto a Pina e Francisco:

REPRESENTAÇÃO CRIMINAL JOSIAS X PÉ DE BOTO COM AMEAÇA A PINA E FRANCISCO

Esses fatos foram relatados diversas vezes aqui no GM, na Delegacia, em diversos Jornais e também em denúncia do Ministério Público do Estado, que culminou com a prisão de Pé de Boto:

DIARIO DO PARA 17 SET PRISAO PÉ DE BOTO

Hoje das políticas de alianças dos candidatos, que muitos da população não aprovam, certamente a mais repudiada é justamente com Pé de Boto, que a poucos dias apareceu na TV dizendo que “nunca mais ia querer saber de política”.

As alianças políticas devem estar claras, para que o eleitor possa saber o que faz o seu candidato e quais as consequências de tal aliança.

A escolha de Pé de Boto hoje em favor de Toninho seria por vingança a Pina e Francisco ou seria somente pelo fato serem moradores da Vila de Maiauatá ? Ou pelo apoio que recebeu de Peso Pesado na campanha passada e na Câmara Municipal ?

Toninho, Pé de Boto e Ana Cunha (deputada estadual do PSDB)

TONINHO BOTO E ANA CUNHA

Outros fatos levam a crer que Pé de Boto está em plena campanha eleitoral a favor de Toninho Peso Pesado (PMDB).

A mais divulgada é a tentativa de impedir a campanha do candidato de Pina na Vila. Fato que está sendo apurado na Justiça Eleitoral e na Polícia. Vejam andamento da representação:

PROCESSO: Nº 1967 – REPRESENTAÇÃO UF: PA
6ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO: 1967.2015.614.0006
MUNICÍPIO: IGARAPÉ-MIRI – PA N.° Origem:
PROTOCOLO: 105642015 – 13/04/2015 17:27
REPRESENTANTE(S): COLIGAÇÃO RESGATAR IGARAPÉ MIRI É O NOSSO COMPROMISSO! (PPS / PDT / PSC / PEN / PT DO B)
ADVOGADA: JOANAINA DE PAIVA RODRIGUES
REPRESENTADO(S): AILSON SANTA MARIA DO AMARAL
JUIZ(A): EDUARDO RODRIGUES DE MENDONÇA FREIRE
ASSUNTO: REPRESENTAÇÃO – CRIME ELEITORAL – NOTICIA-CRIME ELEITORAL – PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS – DETERMINAÇÃO DE INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO INVESTIGATORIO COM PEDIDO DE PRISÃO EM FLAGRANTE, COLHEITA DO DEPOIMENTO DOS ENVOLVIDOS PARA APURAÇÃO DO FATO DELITUOSO E CONSEQUENTE PUNIÇÃO
LOCALIZAÇÃO: 6-6ª ZONA ELEITORAL
FASE ATUAL: 15/04/2015 18:22-Atualizada autuação zona

Muitas pessoas que moram no interior já tem divulgado que Pé de Boto está atuando na campanha, no mesmo estilo de antes.

Outro fato que preocupa, é que Pé de Boto não prestou contas do dinheiro gasto na prefeitura, em especial no segundo semestre de 2014, quando dividiu o poder com Edir, Nenca e Rufino. O Conselheiro Cézar Colares certificou esse fato em fevereiro desta ano. Vejam:

CERTIDÃO CEZAR COLARES TCM CONTAS AILSON AMARAL

Qualquer dos candidatos que seja eleito nesta suplementar ou em 2016 terá que enfrentar esse grave problema da ausência de prestação de contas.

Mesmo que Pé de Boto entenda de dar seu apoio ao candidato Toninho para amenizar seus problemas com o TCM será difícil do acordo ser cumprido, pois o prefeito eleito será pressionado pelo Ministério Público e pela sociedade a denunciar os problemas da antiga gestão. Só assim será possível conseguir convênios e repasses para manter obras públicas.

Vamos esperar para saber o que vai sair destas sombras do passado…

 

Anúncios