PUBLICADA A RESOLUÇÃO DA ELEIÇÃO MIRENSE EM 2015

Muitos não acreditavam que Pé de Boto seria cassado. Alguns por desconhecer as provas existentes nos processos eleitorais, outros dizendo que rico paga bons advogados e resolve tudo. Outros por descrédito na própria Justiça.

Mas a cassação ocorreu pelo menos duas vezes. Ainda existem recursos pendentes, mas depois de várias tentativas a Justiça Eleitoral negou o pedido do ex-prefeito cassado para voltar ao cargo.

Aberto o caminho para a nova eleição, restava a prova escrita: a Resolução com as regras da eleição.

A Resolução TRE/PA 5.305 que trata das Eleições Suplementarem em Igarapé-Miri para prefeito e vice foi publicada hoje no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral. A eleição será 17 de maio, o terceiro domingo do mês.

As convenções dos partidos serão a primeira etapa dessa disputa eleitoral.

Nos dias 21 a 24 de março os partidos poderão se reunir e decidir se haverá coligação e quais candidatos serão indicados.

Essa etapa é muito importante, pois a escolha do eleitor vai depender do que os Partidos Políticos vão discutir, debater e deliberar.

Na verdade essas escolhas já vem sendo feitas desde que o Pé de Boto foi cassado ou até antes.

A maioria dos nomes já está na rua. Resta saber o que será definido nas alianças, pois pelo jeito existe dificuldade de aceitar o cargo de vice-prefeito.

Nos últimos anos os vices tem sido alvo de “golpes” por parte dos titulares do cargo.

O caso mais recente aconteceu com Edir Corrêa, que aceitou levar o grupo de Dilza Pantoja ao governo de Pé de Boto e foram expulsos do barco logo após a posse ou até mesmo na descida dos palanques.

Mas antes aconteceu com Dilza e Carmem Pantoja, Mário Leão e Joca Pantoja e tantos outros.

O único caso recente em que a aliança entre prefeito e vice durou até o fim do mandato foi entre Pina e Francisco Pantoja.

Alianças desfeitas após o pleito são rotineiras e isso implica em dificuldades na aceitação do cargo por parte de partidos de maior visibilidade política.

Mas de direito só iremos saber quais são os candidatos até o 19 hs do dia 29 de março, quando encerra o período de registro de candidaturas.

As apostas hoje é que poderemos ter 4 ou 5 chapas de candidatos.

Mas tudo pode mudar.

Vejam a principal parte da Resolução em prints:

RESOLUÇAO 01

FOTO RESOLUÇAO 02

FOTO RESOLUCAO 03

Anúncios