NENCA, DALVA, ANGELA E NETO NAHUM RECORREM PARA ANULAR ELEIÇÃO DA CÂMARA MIRIENSE

eleicoes-20081

Para quem pensava que a novela sobre troca de Prefeito e Presidente da Câmara Miriense já havia se encarrado, se enganou…ainda tem capítulo extra.

Nesta semana os vereadores Nenca, Dalva, Ângela e Neto Nahum ingressaram com Agravo de Instrumento contra a decisão do Juiz da Comarca de Igarapé-Miri. Esse recurso está nas mãos da desembargadora Diracy Nunes Alves. A presidente do TJ já negou pedido similar, desta feita em Suspensão de Liminar.

Tais vereadores pedem a suspensão da ordem judicial que determinou nova eleição da Mesa Diretora da Câmara para 2015/2016. Se a liminar for concedida Nenca passará a ser o Prefeito Interino e Dalva Amorim a Presidente da Câmara, saindo então Toninho Peso Pesado e Carmosina.

A disputa judicial parece que só vai terminar quando ocorrer a eleição suplementar. Enquanto isso os vereadores que perderam a eleição da Mesa Diretora ainda lutam por nova dança das cadeiras.

Resta aguardar as novas decisões e ver no que isso vai dar. O interessante é que durante a gestão de Pé de Boto nada se questionava na Justiça. Até mesmo redução de impostos (ISS para favorecer a empresa Construbase) foi aprovada na Câmara e a maioria dos vereadores ficavam calados até para as críticas nas redes sociais.

Nem mesmo as denúncias de nepotismo na Câmara, expostas no GM e em outros blogs, causou indignação de alguns vereadores. A CPI da Saúde ninguém sabe onde foi parar. Tomara que essa postura de reivindicar direitos se torne constante, também em favor da população e não apenas para garantir cargos no executivo e no legislativo.

Enquanto isso Toninho Peso Pesado vai fazendo levantamentos, visitas e buscando o pagamento de dívidas, que não são poucas.

Ainda não é possível analisar esse período de governo que tem pouco mais de 30 dias. O rodízio feito em meses anteriores de prefeitos interinos deixou um saldo de salários atrasados para alguns servidores nos meses de agosto e dezembro. Outros servidores temporários alegam que não receberam o 13 salário.

O certo é que as queixas do aumento da violência voltam a atormentar o Miriense, com denúncias de arrastões e tiroteios em vias públicas. E certamente que as cobranças contra o Prefeito e Vereadores também aumentam.

É certo também que as autoridades municipais não tem poder sobre a Polícia Civil ou Militar, muitos menos no Judiciários. Mas são os porta-vozes do povo e devem pelo menos buscar levar esse apelo aos que podem atuar na Segurança Pública.

Vamos esperar que o Prefeito e os vereadores se unam, pelo menos para pedir providências ao governo do estado para melhorar o policiamento. E ao juiz e promotoria para atuar com mais rigor e celeridade nos casos que envolvem crimes violentos.

Vejam o andamento do recurso dos vereadores Nenca, Dalva, Angela e Neto Nahum:

Nº unificado CNJ 0000921-70.2015.8.14.0000
Processo Prevento
Instância 2º GRAU
Comarca BELÉM
Situação EM ANDAMENTO
Área CÍVEL
Data da Distribuição 02/02/2015
Vara / Câmara
Gabinete GABINETE DE DESEMBARGADOR DIRACY NUNES ALVES
Secretaria SECRETARIA 5ª CAMARA CIVEL ISOLADA
Magistrado DIRACY NUNES ALVES
Competência CÂMARAS ISOLADAS
Classe Agravo de Instrumento
Assunto Abuso de Poder
Instituição
Número do Inquérito Policial
Valor da Causa R$ 0,00
Data da Autuação 03/02/2015
Segredo de Justiça NÃO
Volumes 0
Número de Páginas 0
Prioridade NÃO
Gratuidade NÃO
Fundamentação Legal
Número do Processo 0000921-70.2015.8.14.0000
Situação EM ANDAMENTO
Data da Distribuição 02/02/2015
Secretaria
Vara
Relator DIRACY NUNES ALVES
Fundamentação Legal
Classe/Procedimento Agravo de Instrumento

Partes

ANGELA MARIA MAUES CORREA AGRAVANTE
    GABRIEL PEREIRA LIRA ADVOGADO
ANTONIO CARDOSO MARQUES AGRAVADO
DALVA DO SOCORRO GOMES DE AMORIM AGRAVANTE
JOSE ROBERTO SANTOS CORREA AGRAVANTE
JOSIAS DOS SANTOS BELO AGRAVADO
MARIA DO CARMO PENA PANTOJA AGRAVADO
MARIA JOSE GOMES FERREIRA AGRAVADO
RAIMUNDO DA CONCEICAO NAHUM AGRAVANTE
RONELIO ANTONIO RODRIGUES QUARESMA AGRAVADO
ROSIVALDO SILVA COSTA AGRAVADO
    JOAO EUDES DE CARVALHO NERI
Anúncios