ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM IGARAPÉ-MIRI DEVE OCORRER EM ABRIL OU MAIO

Os partidos políticos já fazem suas rodadas de conversas e negociações.

O povo comenta e discute política nas ruas e bares. Na verdade o que esperam é a definição de candidatos a prefeito e vice, muito mais do que as propostas que cada um vai apresentar para um período tão curto de mandato.

Enquanto as conversas e fofocas rolam soltas, alguns partidos e interessados já protocolaram no TRE/PA um MANIFESTO, pedindo novas eleições. Vejam:

manifesto por igarape-miri

manifesto por igarape-miri 02

Esse pedido tem assinatura de dezenas de Mirienses, entre políticos, líderes sociais ou religiosos. Está tramitando desde o final de dezembro do ano passado.

Outra solicitação de execução para novas eleições também foi feito pelas coligações proporcionais que foram autoras da Ação Eleitoral 30295 que cassou o mandato de Pé de Boto e Edir. Esse processo já foi despachado pelo atual Presidente do TRE, Desembargador Leonardo Tavares e estão sendo realizados os levantamentos de custos e operacionalização da eleição suplementar. Vejam o andamento:

IDENTIFICAÇÃO: PET UF: PA
TRE
MUNICÍPIO: IGARAPÉ-MIRI – PA Doc. Origem: PET Data: 13/01/2015
PROCESSO VINCULADO: Recurso Eleitoral nº 302-95.2012.6.14.0006 ESPÉCIE: PETICAO
PROTOCOLO: 8882015 – 13/01/2015 12:38
INTERESSADO: COLIGAÇÃO PROPORCIONAL “COM A FORÇA DA FÉ A UNIÃO DO POVO O TRABALHO CONTINUA
INTERESSADO: COLIGAÇÃO PROPORCIONAL ” FRENTE POPULAR” E OUTRAS
ASSUNTO: CUMPRIMENTO, DECISÃO, ACÓRDÃO 26932, EXECUÇÃO IMEDIATA, ELEIÇÕES SUPLEMENTARES, IGARAPÉ-MIRI
LOCALIZAÇÃO: ASPRE-ASSESSORIA JURÍDICA DA PRESIDÊNCIA
FASE ATUAL: Registrado

No entanto, a data da nova eleição e a Resolução definindo as regras somente será decidida após a posse do Desembargador Raimundo Holanda, que acontece amanhã a noite do Tribunal Eleitoral.

O GM consultou o Dr. João Eudes Neri sobre o tema e ele respondeu ao nosso questionamento. Vejam:

GM: Dr., quando o senhor estima que vá ocorrer nova eleição em Igarapé-Miri ?

Dr. João Eudes: Ainda não é possível prever uma data exata. No entanto, é certo que o Tribunal Regional Eleitoral já adotou providências iniciais para levantamento de custos, datas, deslocamentos, apoio logístico e de servidores. Isso demanda algum tempo. Mas creio que as eleições suplementares devam ocorrer no mês de abril ou maio, dependendo também do calendário do TSE.

GM: E qual o motivo da demora na realização do novo pleito, se já havia decisão para novas eleições com a cassação do Prefeito e Vice ?

Dr. João Eudes: A decisão que cassou o Sr. Ailson Amaral e Edir Correa ocorreu em outubro. O TSE concedeu liminar ao prefeito para que pudesse recorrer no TRE. E somente depois do julgamento desse recurso de Embargos e publicação é que foi possível a posse do Presidente da Câmara.

O TRE priorizou o julgamento de prestação de contas dos candidatos eleitos em 2014 e finalização do referido pleito. Logo a seguir veio o recesso da Justiça Eleitoral. Esses fatos atrasaram a execução da decisão por novas eleições.

Assim, só foi possível adotar providências em janeiro. E no final do mês veio a ocorrer a troca da Presidência do TRE. Como existe necessidade de um prazo mínimo de 60 dias para que a eleição seja realizada, bem como as devidas publicações estimo que a data mais provável para as eleições suplementares seja a partir de 10 ou 15 de abril.

Mas o TSE é que estipula o calendário, marcando uma data mensal para que tais eleições suplementares ocorram em todo o Brasil. É essa a prática que tem sido adotada em 2015.

Vamos torcer essas etapas ocorram dentro da normalidade e que a democracia Miriense seja fortalecida com o novo pleito. O debate político sempre engrandece e com a participação popular pode se fortalecer.

Anúncios

Um comentário sobre “ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM IGARAPÉ-MIRI DEVE OCORRER EM ABRIL OU MAIO

  1. O “povo” só fala em uma nova eleição em Igarapé-Miri, o que aconteceu com a violência?? Os assaltos que ocorrem na “cara limpa” até mesmo durante o dia?? Pouco se vê a polícia! Os assaltos voltaram a ser rotineiros, na cara dura e no meio da multidão (como se vê nos arrastões em plena praça da matriz). Está bom de essas mesmas autoridades se manifestarem novamente sobre a questão dos assaltos rotineiros no município! Não estou aqui defendo prefeito, ex-prefeito ou até mesmo nenhum partido. Sou um cidadão que, como todo verdadeiro POVO, clama por segurança que ficou a Deus dará!!!

Os comentários estão desativados.