PMDB X PMDB = NENCA X TONHÃO ?

charge2010-historia-fantasmas

Hoje vereadores divulgaram quem serão os indicados para cabeças de chapas na eleição da Câmara Municipal amanhã. E se viu uma disputa entre dois filiados do mesmo partido, o PMDB.

Se nada mudar até amanhã meio dia, teremos NENCA (PMDB) e Pastora Dalva (PTB) x Toninho da Vila (Peso Pesado – PMDB) e Carmosina (PV).

E pode isso “arnaldo” ? (diz um eleitor miriense)

Pode tudo nessa eleição da Câmara, que vale o cargo de prefeito. E não se admirem se mudarem os candidatos ou ocorrer impugnação de chapas e a disputa passar a ser decidida na Justiça.

O que tem em comum os dois principais candidatos, além de serem do mesmo partido ?

Os dois fizeram parte da base de apoio a Pé de Boto, tanto que foram até o Jornal Liberal negar acusação de que estavam sendo ameaçados quando o prefeito estava preso. Pra quem não lembra vai a foto:

VEREADOES NEGAM AMEAÇA NO AMAZONIA

Hoje não existe mais oposição e situação, pois Pé de Boto perdeu o mandato. Boatos correm soltos de que ele volta ao cargo até sábado e que vai renunciar para deixar Edir ser o prefeito. Vai ver que “papai noel” está chegando, para quem acredita nessa estória de renúncia em favor do vice que denunciou o prefeito por diversas irregularidades e agora seria premiado.

Mas existe desconfiança sobre o alinhamento dos dois candidatos com Pé de Boto.

Nenca assumiu a Prefeitura duas vezes e manteve os parentes de Pé de Boto em secretarias importantes, bem como cargos de aliados do ex-prefeito. E durante sua permanência na presidência da Câmara se manteve submisso ao prefeito, tanto que a tal CPI da Saúde não saiu do papel.

Tonhão nunca assumiu, mas não se sabe se ele ainda tem algum compromisso com o prefeito afastado ou apenas com o grupo que pode elegê-lo prefeito. Só o resultado de amanhã e o tempo poderão dizer o que vai ocorrer.

O racha no PMDB não é de hoje. Na campanha eleitoral vários dos candidatos, alguns que hoje são vereadores, preferiram apoiar Pé de Boto (DEM) a votar na chapa de Francisco (PMDB)/Pina (PT).

E ontem teria ocorrido uma reunião em Belém, onde a direção estadual condicionou o apoio a Nenca na eleição da Câmara, pois ele seria o candidato do PMDB. Esqueceram prever que existem outros filiados que também pertencem ao PDMB e tem o direito de postularem a vaga. Iran Lima e Francisco teriam apoiado Nenca e Simone Morgado teria dado respaldo a Tonhão.

Como não havia deliberação da Comissão Municipal sobre a candidatura do PMDB na Câmara, com a convocação dos demais filiados para debate, parece que a divisão ficou ainda mais visível com a divulgação de duas candidaturas.

Se essas candidaturas forem mantidas o PMDB terá o comando do Executivo Municipal.

Mas qual PMDB vai prefeiturar ?

O de Francisco, o de Nenca, o de Tonhão, de Iram Lima ou de Simone Morgado ?

Enquanto isso a CPI da Saúde ficou de lado. O Orçamento Anual (LOA) está na gaveta e vários outros projetos do Legislativo.

Vamos esperar que essa definição de amanhã também possa trazer paz aos servidores públicos que esperam o pagamento de seus salários atrasados e ainda não quitados em dezembro.

E o Natal se aproxima…coitado do Papai Noel…

Anúncios