MIRIENSES SE PREPARAM PARA O 5º ENCONTRO DAS COBRAS GRANDES

DSC_0326

Acontece nos dias 13 e 14 de dezembro em Igarapé-Miri/PA a 4ª edição do Projeto ENCONTRO DAS COBRAS GRANDES. O projeto que este ano tem o patrocínio do Ministério da Cultura/ Programa Amazônia Cultural, inserido dentro do EIXO – Fortalecimento de redes e valorização da cultura local, já realizou diversas atividades desde de agosto deste ano quanto o lançamento se deu em no largo de Sant’Ana, centro da cidade.
O projeto Encontro das Cobras do Jatuíra e da Ponta Negra foi criado em 2009 quando foi apresentado pela primeira vez dentro da programação do Festival do Açaí da cidade de Igarapé-Miri. Inspirado em narrativas populares e na obra “A lendas Cobras Grandes do Jatuíra e da Ponta Negra”- de João Maria Quaresma Júnior (J. Santiago). A lenda do Encontro das Cobras é antecedida por duas lendas: A da cobra do Jatuíra (a cobra gente/a fêmea – de nome Rosalina) e a da cobra da Ponta Negra (a cobra animal/ o macho – apelidado por moradores de Sofia) que segundo a crença teriam travado uma luta pelo acasalamento em um lugar denominado Boca da Espera. As duas cobras estão atreladas à duas tribos que viviam na região. A cobra da Ponta Negra tem sua narrativa atrelada à Tribo dos Anna-más, já a cobra do Jatuíra tem sua origem a partir da maldição atribuída à tribo dos Kamarapins.
Dentre ações e bairros atendidos pelo projeto citamos: 1. OFICINA DE TEATRO (Açaí Lar e Perpétuo Socorro), 2. OFICINA DE DANÇA (Açaí Lar, Jatuíra e Anapú), 3. MÚSICA (África e Perpétuo Socorro), 4. OFICINA DE RESIDUIOS SÓLIDOS/ARTESANATO (Centro e Cidade Nova), 5. OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL, 6. CONCURSO DE MÚSICAS FOLCLÓRICAS PARA ESCOLHA DOS ENREDOS DAS COBRAS. Além das atividades o projeto levou apresentações a várias comunidades rurais como MUTIRÃO e JARIMBÚ.
Para o Professor Antonio Marcos Ferreira, Presidente do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA de Igarapé-Miri, e representante legal do projeto Encontro das Cobras junto ao Ministério da Cultura, esse é um momento importante já que permite ao município identificar e valorizar as suas habilidades artísticas.
A Culminância do Projeto ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro em uma vasta programação que mobilizará a cidade e zona rural do município. A programação do 5º Encontro das Cobras inicia no dia 13/12 com seminário cultural que contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, e será também o momento da entrega de certificados e apresentação de resultado das oficinas.
No dia 14 acontece o grande encontro das cobras, onde os grupos vão as ruas em desfile com os personagens e das cobras protagonistas do evento. A programação encerra com um show cultural comandado pelo grupo folclórico “Encanto da Cobra” fazendo o pré-lançamento do CD resultado do Projeto e com o grupo folclórico organizado pelo Professor Patrick Depailler .

DSC_0362

Anúncios