INSS REPASSA MILHÕES POR ANO E NÃO TEMOS AGÊNCIA EM IGARAPÉ-MIRI

GERALDINHO

A matéria abaixo nos foi encaminhada por Geraldo Sinimbú Júnior (para os muitos amigos apenas: Geraldinho), que é servidor do INSS no Amazonas (Parintins) e Miriense de uma grande família com raízes fincadas na Terra do Açaí.

O tema é interessante e mostra a importância da Seguridade Social e a necessidade de implantação de uma agência do INSS em Igarapé-Miri.

Vejam a matéria:

O Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social, já beneficiou mais de 188 cidades no interior do País, que receberam sua primeira Agência da Previdência Social, até o mês de julho. As Agências estão sendo instaladas em municípios com mais de 20 mil habitantes e com as novas APS, a Previdência passou a contar com mais de 1,3 mil unidades fixas.

O INSS está construindo as novas Agências e, como contrapartida, as prefeituras doam os terrenos, que precisam ser legalizados após aprovação pelos legislativos locais.

 Em 10/08/2009, a Prefeitura de Igarapé-Miri, na administração do então prefeito Sr. Roberto Pina Oliveira, formalizou escritura de doação de terreno ao INSS, conforme divulgado no site do Ministério da Previdência Social (abaixo). Desde então não obtivemos mais notícias sobre o andamento da criação da APS em Igarape-Miri.

NOTICIA SITE DO INSS

Sabemos que a implantação de uma APS em nosso município, evitará o deslocamento das famílias por longas distancias em busca de atendimento, bem como fortalecerá a nossa economia local. Vejamos então: Das 5.565 cidades brasileiras, 3.774 (ou 67,82%) recebem mais recursos da Previdência Social do que do Fundo de participação dos Municípios (FPM). Em uma cidade grande como São Paulo, os repasses da Previdência ultrapassam os do FPM em R$ 23,2 bilhões. Em nosso Estado, conforme dados divulgados pela Previdência Social no livro “A Previdência Social e a Economia dos Municípios – 2010”, no total de 143 municípios, em 83 os valores dos benefícios pagos pela Previdência é superior ao FPM, ou seja 58%, e dentre eles está Igarapé Miri (ver tabela abaixo).

lista 01 beneficiados inss para 2010 e igarape miri

lista 01 beneficiados inss para 2010 e igarape miri

Uma Agência da Previdência Social em nosso município nos traria além de comodidade um aumento no consumo local, gerando o efeito renda – são os empregos que são gerados pelo consumo das pessoas, ou seja, as pessoas passariam a consumir em nossa própria comunidade, gerando empregos e movimentando a economia local.

Mas o que falta? O que nossos políticos estão esperando ?

Cometários do GM:

Agradecemos ao nobre Miriense Geraldo Júnior pelo colaboração com a matéria que se revela grande interesse para a nossa sociedade.

Se em 2010 os pensionistas e beneficiários do INSS em Igarapé-Miri receberam R$25.470.262 certamente que em 2014 esse valor deve alcançar mais de 40 milhões de reais, seja pelo aumento do salário mínimo, pelos reajustes anual das tabelas ou do número de beneficiários.

O orçamento anual da Prefeitura de Igarapé-Miri em 2014 previsto no PPA tem um total de pouco mais de 127 milhões de reais incluindo TODAS AS RECEITAS. O FPM nao alcançaria 90 milhões. Veja print com tabela abaixo:

ORCAMENTO NO PPA GOVERNO PE DE BOTO

É possível concluir que o INSS injeta na economia Miriense quase um terço de tudo o que arrecada a Prefeitura em um ano. E quase metade do FPM.

Igarapé-Miri tem hoje mais de 60 mil habitantes. Nos dados da Previdência Social de 2010 apresentados por Geraldo Júnior é possível atestar que a maioria dos segurados em Igarapé-Miri são da zona rural, pois receberam na época mais de 14 milhões, contra 10,5 milhões de beneficiários na zona urbana. Eles conseguem receber o pagamento nas agências bancárias de Igarapé-Miri.

No entanto, a agência do INSS mais próxima fica em Abaetetuba, para a qual tem que se deslocar para cadastros, notificações,defesas, reclamações, etc.

Havia previsão em 2009 da instalação de uma agência do INSS em Igarapé-Miri. O município chegou a doar o terreno com a Lei Municipal 4.973 de 01 de julho de 2009. O terreno doado, medindo 40 metros de frente pela Rua Major Lira Lobato com 40 metros de comprimento pela Travessa João Afonso Lobato está disponível ao lado da Câmara Municipal.

Depois desses atos nunca mais se comentou sobre o tema.

Estaria na hora da Prefeitura e dos Vereadores buscarem mais informações e pleitearem a instalação da Agência, pois em todo o Brasil os municípios com mais de 20 mil habitantes estão sendo beneficiados.

O povo Miriense agradecerá o empenho das autoridades e o blog e seus leitores agradecem ao Geraldo Júnior (foto acima) pela gentileza da matéria e os dados fornecidos.

Anúncios