GUERRA DAS PESQUISAS: HÉLDER OU JATENE NA FRENTE ?

pesquisa diário 13 setembro

No fim de semana passado somente a pesquisa do Diário do Pará foi divulgada, com pequena vantagem para Hélder.

O Liberal, mesmo tendo encomendado pesquisa não divulgou.

Ficou estranho, mas não durou muito. Na propaganda eleitoral somente Helder aproveitou para mostrar seu favoritismo. Jatene monstrou que estava subindo nas pesquisas anteriores.

Hoje temos os dois maiores jornais do estado estampando números totalmente divergentes na corrida ao governo estadual. (DIÁRIO acima e LIBERAL abaixo).

Para Senador, mesmo com divergências, os dois lados concordam que Paulo Rocha lidera a corrida, seja com 20% ou 23%.

Mas como fica a cabeça do leitor vendo esses dados ?

O que já tem candidato definido ficará com o resultado que mais lhe agradar, seria o mais provável. E também pode ficar desconfiado, podendo optar pelo instituto de pesquisa que entenda mais confiável (I.Veiga ou Maurício de Nassau x Ibope), pelo jornal que mais gosta, ou ainda, deixar o tempo passar para saber quem escreve o que mais se aproxime da verdade.

Mas aquele que ainda está em dúvida e pode decidir a eleição até mesmo em primeiro turno certamente que fica ainda mais indeciso.

Os que se dizem especialistas no assunto afirmam que até 5% do eleitorado decide seu voto com base em pesquisas, daí a importância das mesmas, em especial quando a disputa pode ser decidida em apenas um turno, até mesmo por UM voto para aquele que alcançar 50% dos votos válidos.

Ainda temos algumas semanas para as eleições e esse tipo de informação ou de estratégia de campanha certamente vai ser levada para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e poderá embaralhar ainda mais a cabeça do eleitor, mas é certo que o voto tem que vir das propostas e da vontade de cada cidadão e não somente na indicação de quem é o favorito a ganhar.

pesquisa liberal 13 de setembro

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “GUERRA DAS PESQUISAS: HÉLDER OU JATENE NA FRENTE ?

  1. O que mostra é que a campanha do Helder começou a se desesperar quando o IBOPE mostra o crescimento da campanha de Jatene, aí começa ir buscar pesquisas fajutas de institutos de pesquisas totalmente desconhecido e como é proprietário de rede de comunicação solta essas pesquisas que são encomendas por eles que no fundo só engana a eles mesmos.Mas isso é próprio dessa coligação que tem PMDB e PT como protagonistas, porém o povo já está vacinado pra essa prática e sabe que o melhor pro Pará e Jatene governador.

    • Postado seu comentário. É certo que o Ibope é dos mais antigos no cenário nacional, mas também já errou levantamentos. Mas é inaceitável que pesquisas sejam encomendadas só para favorecer candidatos em disputa, ainda mais que algumas eleições ao governo foram decididas por pouco mais de 10 mil votos.

Os comentários estão desativados.