A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA: 25 MORTES EM IGARAPÉ-MIRI em 2014

por uma igarape-miri melhor

Este blog não gostaria de publicar matérias sobre o tema e tem relutado em divulgar fotos que circulam via ZAP de mortos em Igarapé-Miri.

Mas infelizmente, depois de certa calmaria em julho, em especial depois da audiência pública promovida em conjunto com a Comissão de Direito Humanos da ALEPA e grande participação popular nas ruas, as coisas voltarão a piorar.

Só na semana passada foram 3 mortes violentas por arma de fogo e relatos de vários tiroteios em diversos bairros da cidade.

A Polícia não divulga o número de mortos e feridos na cidade, mas a população comenta que já são 25 mortes violentas somente em 2014 e um grande número de feridos.

Famílias inteiras chorando e sofrendo a dor do resultado de tanta violência, que ninguém consegue explicar todas as causas e muito menos dar as soluções.

Os políticos intensificam as campanhas, mas poucos dos candidatos se envolvem com o problema, que parece até tirar votos de quem tenta propor soluções.

Josias Belo e Valdir (candidatos a deputados estaduais) pelo menos participaram das caminhadas, das audiências públicas e comentam no face sobre o problema. Como eles vivem na cidade certamente que também são mais afetados.

E os demais candidatos ?

Será que Jatene e Helder e outros que querem ser Governador do Estado aceitariam um debate sobre o tema em Igarapé-Miri ?

Topariam visitar os bairros com mais problemas (Matinha, Cinco Bocas, Rola Papo, etc.) e buscar soluções ?

Será que Jatene poderia afirmar que fez tudo o que podia em quase 20 anos de governo do PSDB para melhorar a Segurança Pública em Igarapé-Miri ?

Em tempos de campanha política, resta levar o debate o mais longe possível e cobrar soluções, pois ficará muito mais difícil ter pelo menos promessas depois da eleições.

Atualização às 11:20 – Na mesma hora da postagem já se tem notícia de novo tiroteio e baleamento nas proximidades do Pólo Universitário. Não se sabe se a senhora que foi baleada corre risco de morte, mas foi levada para o Hospital Sant’Ana.

E matéria do Diário do Pará de hoje também fala sobre o tema:

DIARIO 26 AGOSTO TIROTEIO

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate